Pode até ser engraçado, mas já foi comprovado que as pessoas tendem a fazer o que os outros fazem, e é isso que trata a prova social no marketing digital.
De fato, o ser humano quase sempre acaba sendo influente e na maioria das vezes precisa de alguém para apoiar suas decisões. Por exemplo: você passa por uma loja e percebe que a mesma se encontra com uma fila enorme na entrada, então você pensa, se está cheia é porque os produtos são bons, consequentemente você pretende voltar à loja mais tarde.
A prova social é um gatilho mental que acontece em pessoas que imitam o comportamento de outras e no marketing isso é usado de maneira estratégica e eficiente.
As pessoas que estão procurando por um serviço ou produto como o seu, precisam ter certeza do que vão comprar e para isso pesquisam por referências ou comentários de outros usuários que já foram clientes.
Dito isso, se você mostrar ou disponibilizar em seu site os comentários de outras pessoas sobre o que você vende, certamente terá mais chances de atrair esse potencial cliente.
Confira a seguir neste artigo, algumas das principais práticas quando se trata de utilizar provas sociais em uma estratégia de marketing digital.
Considerado por muitos a forma mais simples de utilizar uma prova social, e o que mais funciona. Por exemplo, você pode incluir uma área de depoimentos em seu site, com o nome do cliente, sua foto e o texto. É possível até adicionar as estrelas de avaliação do produto/serviço.
Para incluir depoimentos em seu site WordPress, você pode usar os seguintes plug-ins:
Se você não possui um site ou esse processo se torna trabalhoso, use as opiniões que as pessoas deixam no seu perfil do Google Meu Negócio, isso demonstrará a transparência da sua marca.
Em outras palavras, usar os dados estatísticos das pessoas que já compraram o seu produto ou serviço. Ele dá ao usuário a confiança de que não apenas uma pessoa comprou seu produto/serviço, mas também, que um grande número já confia em sua empresa.
As redes sociais são os melhores canais com objetivo de coletar as avaliações dos clientes, primeiro pela rapidez da comunicação e segundo porque não há limitação na receptividade.
Quando você está navegando pelo Instagram a procura de uma marca, produto ou serviço, você olha o número de seguidores que a marca possui, as datas das últimas publicações, mas principalmente os comentários que os clientes deixam.
Certamente, essa é uma das práticas mais usadas por influenciadores nas redes sociais. Quase sempre alguém reage assim: se aquela pessoa famosa está usando aquele produto ou serviço, isso quer dizer que ele é bom!
E é exatamente assim que muitas vendas ou leads podem ser gerados, mas tenha em mente que não se pode escolher um influencer pela quantidade de seguidores, você precisa avaliar se essa pessoa possui coisas em comum com sua marca.
Dito isso, se você acha que essa prova social será a mais adequada para seu negócio, pesquise e avalie qual a melhor pessoa para fazer esse tipo de parceria.
Primeiramente, o uso da prova social pode reforçar a credibilidade da sua marca junto a seu público, isso pode ser feito mostrando a percepção que os outros têm do seu negócio. Os clientes acabam confiando mais em seus conteúdos e passam a acompanhar diariamente o que sua marca compartilha.
A inclusão da prova social na sua estratégia de marketing também permite estudar e analisar, pois ao dar importância à opinião deles, você pode definir quais são as suas necessidades e conhecer melhor o seu público.
Você deve sempre disponibilizar essas avaliações e opiniões para construir confiança e lembrar às pessoas o motivo da escolha da sua marca e não a do concorrente.
(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.
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