Por Sílvio Farias (*)
Robert Mondavi nasceu na Virgínia, Minnesota em 1913. Seus pais, Cesare Mondavi e Rosa Grassi, chegaram aos Estados Unidos em 1906 vindos da província italiana de Ancona com a intenção de trabalhar na indústria de mineração de Minnesota, onde alguns de seus amigos já tinham trabalhado.
Ao longo dos anos, o chefe da família conseguiu levantar o capital necessário para abrir um pequeno bar que atendia migrantes italianos em sua cidade.
Os primeiros anos de vida do pequeno Robert passaram entre vinhos e pratos italianos.
Com apenas 10 anos, Robert Mondavi começou a envolver-se no difícil mundo do vinho. Ele e seus irmãos Peter, Helen e Mary passaram inúmeras horas construindo centenas de caixas de madeira nas quais seu pai enviava as uvas para vinho que comercializava para cidades como Boston, Nova York e Pensilvânia. Devido à proibição de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos que durou de 1920 a 1933, os clientes de Cesare limitaram-se aos italianos. Em Lodi, Califórnia, Cesare estabeleceu um negócio de embalagens de frutas de sucesso sob o nome C. Mondavi and Sons.
Estabeleceu sua vinícola homônima em 1966 com a visão de criar vinhos na região de Napa Valley, na Califórnia, que o colocaria ao lado dos melhores produtores de vinho do mundo.
Ele escolheu para a Kalon Vineyard no coração do Vale de Napa como a casa para Robert Mondavi Winery.
Localizado em Oakville, Califórnia, é conhecida por produzir alguns dos melhores vinhos Cabernet Sauvignon do mundo, bem como por suas uvas Sauvignon Blanc, a partir do qual Mondavi elaborou seu vinho com assinatura e o Fumé Blanc.
Juntamente com Kalon Vineyard, a Robert Mondavi Winery fornece uvas de alguns dos melhores vinhedos de Napa Valley, incluindo Stag’s Leap (Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc) e Carneros (Pinot Noir e Chardonnay).
Mondavi acreditava que os vinhos deveriam refletir suas origens, que são o produto do solo, do clima e da cuidadosa administração desses preciosos recursos. Combinando as mais recentes técnicas e tecnologia com tradições de vinificação tradicionais.
- Vinho Robert Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon 2021 leva a assinatura da Robert Mondavi Winery, um dos mais importantes enólogos dos Estados Unidos.
- Uva Cabernet Sauvignon oriunda de vinhedos localizados na região vitivinícola da Califórnia.
- De coloração rubi intense revela, no nariz, aromas de frutas vermelhas e negras maduras, como cereja, amora e groselha, notas de especiarias, como pimenta-preta, nuances tostadas, além de toques de baunilha e café.
Com taninos redondos e um final longo e persistente.
A linha Robert Mondavi Private Selection nasceu em 1994 com o objetivo de capturar todo o potencial das uvas provenientes das sub-regiões costeiras da Califórnia.
Joint-venture com Mouton Rothschild
Robert Mondavi em 1979 se juntou ao Baron Philippe de Rothschild (Mouton-Rothschild) e inaugurou a Opus One Winery, cedendo parte de seu vinhedo To Kalon (em Oakville)
A partir deste sucesso foram diversas parcerias internacionais. Boa parte dos emblemáticos vinhos de Robert Mondavi vêm deste vinhedo To Kalon (“a mais elevada beleza”).
Hoje considerado o mais valioso vinhedo dos Estados Unidos, onde a Cabernet Sauvignon reina, ao lado das outras principais castas de Bordeaux.
Outro caso emblemático de vinho, e com inspiração francesa, é o Fumé Blanc. Inspirado na expressão da Sauvignon Blanc de Pouilly-Fumé, no Loire, Mondavi passou a fermentar e estagiar a variedade branca em barricas e criou um estilo único de vinho.
Além dos grandes vinhos Mondavi conseguiu expressar o melhor da Califórnia em uma faixa de preço acessível, com sua linha Woodbridge.
E não ao acaso, a vinícola foi a primeira a exportar vinhos da Califórnia.