A banana é uma fruta original do sudoeste asiático, região indo-malaia, e foi trazida ao continente americano pelos espanhóis na época da colônia, especificamente ao México e daí se estendeu pelo continente, sendo a região de centro-américa e parte de sul-américa a zona de maior produção, com o Equador como maior produtor.
Possui um alto teor nutritivo, rica em calorias, magnésio, fósforo e potássio, indicada principalmente para praticantes de atividade física e atletas de alta performance, já que estimula uma recuperação muscular rápida e possibilita o seu crescimento.
No Nordeste, esta banana é considerada uma raiz, como mandioca e costuma ser utilizada combinada com proteína animal.
Uma porção de 100g possui 5,6g de proteína e 1.300 mg de potássio. Para os praticantes de atividade física e atletas é aconselhado consumir até 200g/dia.
Quando a banana entra em contato com o ácido estomacal, ela se reidrata em 4 vezes mais e faz o corpo sentir a sensação de saciedade por um tempo.
Benefícios do consumo: auxilia a recuperação muscular; melhora o funcionamento imunológico; regula a pressão arterial; controla o mau colesterol; auxilia na saúde do cérebro; ajuda no combate aos radicais livres.
A vantagem da aquisição do produto é a praticidade de estar na bolsa ou mochila em um volume reduzido e com uma conservação que garante um nível de segurança alimentar, com validade de 6 meses.
Este produto encontra-se à disposição em empórios, padarias e supermercados, como também com alguns Personal trainers.
Ao consumir banana da terra desidratada, você ganha mais energia e força para o seu treino!
(*) Talita Xavier Costa é nutricionista – CRN5 6605, pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição e especialista em Alimentação Escolar.
Maiores informações: 79 99173-3420 ou 79 99630-8790
Sigam: @arvorealimentos
** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a). Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.