sexta-feira, 15/11/2024
A Padaria União e seu administrador, Carlos Alberto

Padaria União completa hoje 40 anos “com cheiro de pão”

Compartilhe:
Aniversário da Padaria União – 40 anos

“Enquanto eu estiver na condução desta empresa, a Padaria União estará se esforçando para ser uma excelente prestadora de serviço, porque tem uma coisa que norteia a nossa administração: eu não me preocupo com a venda, eu me preocupo em servir. A venda é uma consequência”. Esta forma conceitual de trabalho é do empresário Carlos Alberto Santos da Paixão, proprietário da Padaria União, que hoje, 12 de julho, completa 40 anos de fundação. Para este novo ciclo que está começando, o empresário quer continuar valorizando seus 53 colaboradores e os consumidores que buscam um atendimento de excelência.

A Padaria União, que hoje tem como slogan “padaria com cheiro de pão”, foi fundada pelos pais de Carlos Alberto, Joel e Jovelina Paixão, em 1982. Na época era Panificadora União, localizada na rua Abigail Ferreira, no bairro Luzia, onde está até hoje. Destes 40 anos da empresa, Carlos Alberto está na administração e buscou inovações para a clientela com novos produtos como tortas, pastéis, salgados, não esquecendo do “melhor pão de queijo da cidade”.  Numa terceira reforma na estrutura física e no layout da padaria, ele acabou com os serviços de lanchonete e colocou um totem com as tortas naquele espaço.

Para administrar a Padaria União, Carlos Alberto trouxe na bagagem a experiência de ter administrado um pequeno depósito de bebidas, ser bacharel em Economia e, por sete anos, ter sido oficial da Reserva do Exército Brasileiro, conhecido como R 2. “A academia me ajudou no planejamento e tive a grata satisfação de ter sido oficial R 2, que me deu disciplina; e ainda trabalhei numa empresa de engenharia por um curto período. Tudo isso me permitiu exercitar a comunicação com o cliente e ajudar na administração da padaria”, assegura o empresário.

Padaria
Colaboradores atuando na indústria

Manter tradição

Os fundadores da União, dona Jovelina e seu Joel; padaria e suas transformações ao longo do tempo

Ao longo destas décadas sugiram muitas novidades em diversos ramos de negócios e com o setor de panificação não foi diferente. Atento a esses avanços, Carlos Alberto incorporou alguns, mas foi fiel a algumas tradições. Para ele padaria tem que ter cheiro de pão, e hoje o slogan do empreendimento é “padaria com cheiro de pão”.  Buscando encantar o cliente por um sentido tão aguçado, a União também passou por reformas.

Em 2006 fez uma ampla e moderna reforma e a antiga panificadora se transformou em Panificação e Confeitaria União. Tempos depois, em 2017, seguindo as inovações, mas sem perder a tradição, Carlos Alberto empreende uma outra reforma com o cuidado de não perder a originalidade, tão valorizada por ele. E eis que surge, totalmente repaginada a Padaria União, que segue com o melhor pão de queijo da cidade fazendo história.

Em 2020, a Padaria União conquista, segundo um concurso promovido pelo Sindicato dos Panificadores de Sergipe (Sindipan), o lugar de melhor pão francês da cidade. Além do Sindipan, o concurso foi realizado em parceria com o curso de gastronomia da Universidade Tiradentes e Moinho de Trigo Sergipe.

“Sou grato pela confiança dos meus pais, que me entregaram a administração da padaria. Minha mãe costuma dizer que cheguei na hora certa para dar dinamismo, mas eu digo à minha mãe que talvez esse dinamismo sem ela, não funcionaria. Então nós nos completamos e deu certo”.

Matriarca presente

Diante da data especial, nada melhor que a matriarca e fundadora da Padaria União, dona Josefa Jovelina Santos da Paixão, 78 anos,  fazer as honras da casa. Hoje pela manhã ela está repecionando os clientes e entregando um mimo, que é o tradicional pão de queijo. “Só tenho a agradecer a Deus por estar aqui. Queria voltar no tempo para continuar a trabalhar”, diz dona Jó. Ela lembrou  da fundação do empreendimento, de todo trabalho que teve e até de detalhes interessantes, como por exemplo, sobre a introdução do pão de queijo no mix de produtos.

Dona Jó à espera dos clientes; ela com a sobrinha Sílva e a amiga Anna Carla

“Meu cunhado falou do pão de queijo, me trouxe a receita, fui fazendo, aperfeiçoando e Deus me iluminou; e essa é a receita que temos até hoje”, ressaltou. Mas o pão precisava de algo mais, um recheio, e eis que entrou em cena a então funcionária Maria de Carvalho, hoje com 75 anos, responsável por esse complemento. Agora pela manhã, a filha de Maria, a agente comunitária de saúde, Anna Carla Carvalho de Matos, foi parabenizar dona Jó pelo sucesso do empreendimento. Anna Carla  conversará com a mãe para que ela visite a padaria hoje à tarde.

A sobrinha de  dona Jó, Sílvia Maria Góes, é taxativa: “Esse é o melhor pão de queijo da cidade. O bolo de macaxeira é maravilhoso. Outra coisa é o atendimento. O pessoal é muito educado”, disse. Ao mesmo tempo ela se recorda que quando criança ia com a mãe na padaria, brincava no balcão.

A administradora  Ana Cristina Paes  Dantas Pacheco foi uma das clientes que fez questão de parabenizar dona Jó. “Sou cliente daqui há 20 anos”, orgulha-se. Para ela, a Padaria União é importante, não só para a comunidade do bairro Luzia e adjacências, mas para toda Aracaju.  “Não tem como não falar do pão de queijo e dos bolos aqui produzidos, que são maravilhosos”, destacou Ana Cristina.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Energisa

Árvore caída ou precisando de poda? Saiba quem acionar dependendo da situação

  Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios, …

WhatsApp chat