domingo, 17/11/2024
Muitos empresários adotaram o e-commerce durante essa pandemia Foto: Freepik

Pandemia leva muitas empresas sergipanas a adotarem o e-commerce

Compartilhe:

A pandemia da covid-19, que obrigou o fechamento de parte do comércio sergipano desde meados de março, levou muitos empresários a anteciparem projetos de entrada no e-commerce que eram previstos, somente, para 2021. O empresário Marcos José Prado de Oliveira, proprietário do Lojão dos Cosméticos, foi um dos que acelerou o processo por entender que, mesmo quando o comércio for reaberto, haverá uma mudança na forma de comprar.

“Quem não tiver um canal online para as vendas vai estar morto. No meio da pandemia tivemos que nos adequar à nova realidade. Já era um projeto termos o e-commerce, mas até então a demanda não era grande. Hoje, ela está crescente e acredito que vai se manter”, disse Marcos José Prado. Além do e-commerce, as vendas estão acontecendo através dos aplicativos WhatsApp (98873.3961), no qual oito funcionários atendem os pedidos dos clientes, e também pelo canal do Instagram: @lojaodoscomesticosoficial 

Os e-commerce são nacionais, então colocar um aqui foi a alternativa. Nós, atuando de forma online, temos agilidade na entrega com 24 horas e pelo mesmo preço. Quando compram de nós, aqui em Sergipe, quem ganha é o Estado porque o dinheiro circula aqui e as mercadorias também”, comentou o empresário.

Com todas as lojas fechadas – quatro em Aracaju, incluindo os dois shoppings da capital e o Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro; e três no interior (Itabaiana, Lagarto e Estância) –  Marcos tinha uma equipe de 180 colaboradores, mas foi obrigado a demitir 90.

Ferramentas

Além da empresa de produtos de beleza, um outro ramo decidiu migrar para o e-commerce para melhorar as vendas neste período pandêmico. A loja virtual da Fiel Ferramentas está sendo elaborada, com o objetivo de dar facilidade ao cliente na hora da compra. O empresário Isaías Araújo, dono do empreendimento, também já estava pensando nesse novo sistema de vendas, mas a pandemia o obrigou a ter agilidade e  a providenciar mais essa ferramenta.

Isaías Araújo, da Fiel Ferramentas

“Ainda estamos fazendo a integração da loja física, que fica na avenida Osvaldo Aranha, em Aracaju, com a virtual, para que fique tudo automatizado e consigamos atingir outros mercados. Queremos fazer com que o mundo nos enxergue”, afirmou Isaías.

Com a pandemia, um bom negócio surgiu para Isaías Araújo, pois 80% das suas vendas são de equipamentos de proteção individual (EPIs). “Temos todos os materiais de proteção para a covid-19 e estamos atendendo hospitais e empresas que tenham a necessidade desses produtos”, disse o empresário.

Hoje, com as lojas fechadas, os funcionários estão trabalhando em home-office. “Como temos uma central telefônica inteligente, quando o cliente liga para loja a ligação vai para um dos nossos colaboradores. Os pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (99658.5841) e também pelo Instagram: @fielferramentas

Virtuaria

O Lojão dos Cosméticos e a Fiel Ferramentas têm um ponto em comum:  elas encontraram a solução do e-commerce na Virtuaria Lojas e Shoppings Virtuais, empresa sergipana especializada em  desenvolvimento e aceleração de lojas virtuais, proprietária do Shopping Aju.

Anízio da Vituaria: bons negócios

O CEO da Virtuaria, Anízio Torres, comemora o fato dos negócios estarem “de vento em popa”, como ele próprio definiu. Além das lojas já citadas que abriram o e-commerce, outras estão em fase de implantação, a exemplo do Lojão da Eletricidade, Stylo Móveis e Atacadão do Condomínio. “Em Salvador, estamos fazendo o e-commerce do Fonseca Shopping, no Maranhão, A Motobrax, loja de autopeças de motocicletas”, afirmou.

De acordo com Anízio, a covid-19 antecipou algo que já estava acontecendo. “Acelerou o processo do canal online para os varejistas. Eles viram que a hora é agora. As vendas online e o serviço de delivery não eram prioridade, mas agora muitos estão fechados e essas são as únicas alternativas para manterem os negócios”, observou.

E a procura tem sido grande. “Nós da Virtuaria estamos desenvolvendo as lojas com sistema de gestão. Todos estão indo para o mundo online e esse é um caminho sem volta”, acredita Anízio.

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros …

WhatsApp chat