Com 14 mil m² da área verde e inaugurado há um ano, o Parque Ecológico Poxim, localizado no bairro Inácio Barbosa, já se consolidou como opção de lazer para aracajuanos e turistas nesse um ano.
O conceito ecológico do parque, que integra o lazer à preservação do meio ambiente, com píer de contemplação, tirolesa, parquinho kids e anfiteatro, foi de motivo de elogio da médica Cássia Suzane Viana Fonseca, após visita ao local. “Esse convívio ao ar livre é excelente para as crianças e o Poxim é uma ótima opção que oportuniza isso. Por isso, faço questão de trazer minha filha aqui sempre”, destacou a mãe da pequena Lia.
No Parque, os visitantes mantêm contato com a natureza através das diversas atividades disponibilizadas a área verde gerenciada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Pela primeira vez no local, a dona de casa Débora Silveira do Nascimento Messias aprovou o ambiente que tem toda a estrutura erguida com materiais sustentáveis, a exemplo da madeira de eucalipto.
“Ao chegar aqui logo percebi que é um local que foi pensado para a família, além de ser bem localizado, limpo e organizado. As áreas apresentam características que respeitam a natureza, com o mangue preservado de forma nativa, o que é muito importante sem deixar de fora os atrativos para as crianças, é claro. Com certeza irei voltar outras vezes”, afirmou ela enquanto observava a diversão dos filhos.
O Parque Ecológico Poxim foi construído pela empresa Energisa e entregue à Prefeitura de Aracaju como uma contrapartida pela operacionalização do fornecimento de energia na cidade. Desde que assumiu a gestão do Parque, a Emsurb realiza, rotineiramente, ações de manutenção que envolvem os serviços de roçagem mecanizada, capinação, poda e conservação dos jardins. Além disso, 20 papeleiras para resíduos recicláveis e orgânicos otimizam a limpeza do espaço, realizada por agentes fixos.
Ao visitar o Parque, a servidora pública Elba Monteiro destacou o respeito aos protocolos sanitários adotados no local. Ela frequenta o espaço desde o ano passado e afirmou se sentir segura durante os momentos de lazer ao lado da filha Luíza.
“Mesmo com a pandemia, eu sempre me senti tranquila por ser um ambiente controlado. Esse parque é um encanto. Pequeno, aconchegante e oferece diversas atividades para a criançada. Minha filha adora a tirolesa e quase todas as tardes estamos por aqui, pois é pertinho de casa”, disse a moradora do bairro Grageru.
Nos últimos meses, com a retomada das atividades escolares, o espaço ao ar livre tem sido muito procurado por escolas da rede pública e privada por propiciar uma vivência diferente aos estudantes.
“Com a pandemia ficamos um pouco limitados para proporcionar momentos diferenciados para os nossos alunos. Agora, com a situação mais tranquila, estamos retomando essas atividades fora da sala de aula que estimulam a experiência com a natureza e a conscientização do cuidado com o meio ambiente”, afirmou a coordenadora pedagógica de uma escola da capital, Yasmim Santana, enquanto acompanhava um grupo de alunos.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…