Darlei Possamai, na futura sede da vinícola, em São Cristóvão
Pouco mais de 20 empresas sergipanas foram certificadas , esta semana, no Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido pela Apex Brasil, para que os empresários possam vender seus produtos no mercado exterior. O coordenador do Peiex, Marcos Wandir Nery Lobão, disse que mais de 40 empresas participam da capacitação. Entre as empresas capacitadas estão a Vinícola Possamai, a primeira deste segmento em Sergipe, e a Pingo Cosméticos.
Marcos Vandir lembrou que durante todo o processo de capacitação, técnicos extensionistas do Peiex acompanham o dia a dia das empresas, produzindo relatórios, análises e capacitações in loco. A Peiex funciona no Bloco F, setor de pós graduação da Unit, no primeiro andar, sala C. O empresário que tiver interesse pode ligar para o número 3218.2258 e agendar uma conversa com Sandra Cristine, da monitoria do Peiex. Siga também no Instagram: @peiex.aracaju
O empresário Darlei Possamai, da Vinícola Possamai, foi um dos que concluiu a capacitação e recebeu o certificado da Apex. “Estamos nos preparando com a possibilidade de, futuramente, conseguir ir além, não só ficar aqui dentro de Sergipe. Nós já temos contatos para exportar o nosso vinho, mas, por enquanto, nossa prioridade é instalar a sede da nossa vinícola numa área próxima ao povoado Quissamã, em São Cristóvão.
“Tivemos a oportunidade de adquirir uma chácara. Estamos preparando para ser fábrica e receber as pessoas. O espaço é muito bom para que as pessoa venham e degustem o vinho e o queijo, pois fizemos parceria com alguns produtores. Será um espaço muito interessante”, disse Possamai que, logo mais às 16h, participa do evento Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, que acontecerá na cidade de Itabaiana.
Já o empresário Domingos Pingo, da Pingo Cosméticos, disse que fez uma “espécie de pós graduação” na capacitação da PEIEX. “Na realidade já tinha feito a capacitação anteriormente, mas agora foi a vez de um aperfeiçoamento”, reforçou. Quanto aos negócios, ele está despachando amostras do shampoo para a China, onde haverá uma das maiores feiras do mundo “está tudo pronto para comprarem o nosso produto”.
Pingo, como é mais conhecido, está se preparando para o mercado na América do Sul e está fechando um negócio com a Colômbia. Também fez parceria com na Nigéria, onde será instalada uma unidade envasadora. “O meu sócio na Nigéria é Ajibola Isau Padiru, um professor da Universidade Tiradentes, em Alagoas, residente no Brasil há 15 anos e que pretende voltar para o seu país”, disse Pingo.
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte…
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem, por meio desta, esclarecer a população…
Por Silvio Farias (*) m 1885, Felipe Rutini fundou a Bodega La Rural…
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Bahia…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje, 02, um "tarifaço" global sobre…
O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos…