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Pela primeira vez em Sergipe, 14ª Bienal Brasileira de Design fortalece turismo e cultura do estado; confira a programação

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Com o apoio do Governo do Estado, chega pela primeira vez a Sergipe a Bienal Brasileira de Design, em sua 14ª edição. O evento, organizado pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), teve início nessa sexta-feira, 6, e acontece até o dia 20 de dezembro, contando com inúmeras atividades que celebram e fomentam o design brasileiro. A edição sergipana marca o retorno do evento após cinco anos parado por conta da pandemia de Covid-19.

Samia Jacintho, designer gráfica sergipana

Sergipe também está representado em outras áreas do evento. A designer gráfica sergipana Samia Jacintho esteve à frente da curadoria da bienal e trouxe como tema ‘Giros – movimentos que dão voz às nossas histórias, culturas e identidades’, inspirado na manifestação cultural tradicional sergipana Parafuso para simbolizar libertação e expressão cultural.

“Eu fiquei muito feliz e honrada de ter feito a curadoria dos projetos da 14ª Bienal Brasileira de Design aqui em Aracaju, cidade que eu sou filha, nascida e criada. E essa amostra não é apenas para os profissionais, mas para toda a indústria de comunicação, para qualquer pessoa que precisa de um designer”, disse a curadora.

A edição sergipana marca o retorno do evento após cinco anos parado por conta da pandemia de Covid-19

Ela ainda afirma ter ficado muito feliz de poder mostrar a cultura sergipana para o Brasil todo. “A gente teve uma adesão enorme, estou muito feliz pela quantidade de pessoas que estão aqui no evento, acho que é muito rico. A gente sabe que o Brasil tem muitos Brasis e que Sergipe é muito forte; apesar de ser um pequeno estado, a gente tem uma cultura maravilhosa, e eu acho que as pessoas estão muito curiosas. Todo mundo está muito curioso, muito atento, quer conhecer”, finalizou.

Will Nunes, designer gráfico, autor do projeto ‘Caringana, presenças negras nos livros para as infâncias’

O designer gráfico Will Nunes é sergipano e atua na área desde 2007. O projeto dele ‘Caringana, presenças negras nos livros para as infâncias’ foi reconhecido como destaque na 14ª Bienal Brasileira de Design. Para ele, ter a Bienal em Sergipe foi uma feliz surpresa. “Eu acho que a Bienal Brasileira de Design é o evento mais importante da nossa comunidade, dos designers, porque é um evento que reconhece e, principalmente, que faz um recorte de um período de tempo da produção de design. E essa premiação acontecer em Aracaju representa um marco pro design local, para as pessoas que fazem design aqui em Sergipe e, principalmente, para o design nacional também, para mostrar que fora do eixo dos grandes centros também tem uma produção de design, também tem uma cena de design”, colocou o sergipano.

Mari B é designer gráfica baiana e diretora de um estúdio formado por três mulheres pretas em Salvador. Dos três projetos que ela submeteu, um foi finalista e conseguiu destaque na categoria design gráfica. Para a profissional, ter esse evento no Nordeste é muito representativo. “Eu acho muito importante. Uma coisa que eu costumo falar muito é que eu sinto que a criatividade do Brasil está no Nordeste, então é muito importante a gente olhar para esses lugares mesmo, para o Nordeste do país. Este ano a premiação latino-americana de design foi em Fortaleza, também no Nordeste, então eu acho incrível que a bienal esteja sendo aqui, e eu acho que a gente tem mesmo que levar esses eventos e descentralizar essa cultura do design”, ponderou.

Paula Cruz é ilustradora e designer do Rio de Janeiro. O seu projeto ‘Almanaque Bate Bola’ foi feito durante o mestrado e eleito como destaque da bienal. “É uma manifestação cultural típica do subúrbio do Rio, e com eles eu vi muito sobre o fazer artesanal no design, o papel social do design”, contou. Ao saber que a edição de retorno do evento seria em Sergipe, Paula ficou feliz. “Principalmente porque aqui já tem uma produção muito boa, mas que não é exportada para o Sudeste, normalmente. Então, eu acho que é um movimento muito necessário”, ressaltou a ilustradora.

Mari B, designer gráfica baiana; e Paula Cruz, ilustradora e designer do Rio de Janeiro

O diretor-administrativo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil – ADG Brasil e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Haro Schulenburg, explicou sobre a decisão de trazer o evento para Sergipe. “Nós tínhamos uma missão de trazer pela primeira vez na história uma Bienal para o Nordeste, e acabou acontecendo de parte da diretoria morar em Aracaju. A cidade ofereceu um suporte muito grande, além de estar preparada para receber um evento como esse, o que é o mais importante. A gente espera que a Bienal deixe uma herança muito grande para o estado de Sergipe, porque a gente vai, com certeza, depois dessa bienal, começar uma nova história de design para Aracaju, para Sergipe e também para o Nordeste”, explicou.

Haro Schulenburg, diretor-administrativo da ADG Brasil e professor da UFS  Foto: Camila Gerônimo

“A importância de trazer um evento desse para o Nordeste é muito grande, porque a gente sai desse eixo também, do Sudeste, do Sul. Estamos muito felizes, pois o Governo do Estado nos apoiou de uma maneira muito grande, cedendo um espaço tão bem estruturado, e está dando muito certo. Prova disso é que Sergipe foi o terceiro estado com maior número de submissão de projetos, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A gente teve uma apresentação especial do grupo Parafusos, de Lagarto, que é um patrimônio histórico, cultural e imaterial aqui do estado de Sergipe, e foi muito bacana, porque o grupo foi o conceito que nós utilizamos para toda a linguagem pessoal da bienal, que estabelece a conexão, o estilo, o estar aqui no estado e também respeita a história de Sergipe”, reforçou o professor universitário.

O head branding de design do Banco Itaú Clayton Caetano esteve no evento representando a instituição, que é patrocinadora da bienal. “A gente tem dentro da nossa cultura um item que é ‘a gente quer diversidade’. A gente sabe que o tema da diversidade é imprescindível para as empresas contemporâneas. Ele é necessário. E quando a gente tem uma bienal que se propõe a ser plural, ser diversa e não ser locada no centro Rio-São Paulo, onde a gente tem muita potência, isso faz muito sentido para a gente, dada a pluralidade e o que a gente acredita”, reafirmou.

Os presentes na bienal puderam conhecer um pouco da cultura sergipana por meio de uma apresentação do grupo Parafusos, de Lagarto. José Augusto Monteiro é pintor e faz parte do grupo há 12 anos. Entrou nos Parafusos por meio de um convite e segue levando essa tradição adiante. Nos últimos tempos, tem sentido que o grupo está mais reconhecido. “Nós estamos sendo mais vistos, mais lembrados. Antigamente não era assim, éramos um pouco esquecidos, e hoje estamos bem lembrados, e eu agradeço muito sobre isso. Estar aqui hoje faz o grupo crescer, ficamos ainda mais conhecidos na nossa cidade, no nosso estado, como fora também. É bem gratificante para a gente” contou João.

Secretário Especial de Comunicação, Cleon Nascimento

O secretário Especial de Comunicação do Governo de Sergipe, Cleon Nascimento, prestigiou a Bienal e contou que está muito feliz por Sergipe receber um evento como este. “É uma satisfação muito grande receber pela primeira vez em Sergipe, pela primeira vez no Nordeste, a Bienal Design Gráfico, e eu particularmente tenho orgulho, porque foi uma captação iniciada pela Secretaria Especial de Comunicação Social, a Secom; nós fizemos o primeiro contato com a Associação de Design Gráfico e tivemos algumas conversas para que conseguíssemos materializar e encontrar uma forma de fazer com que o evento acontecesse aqui”, ressaltou.

Para o secretário, isso é reflexo de um trabalho da gestão atual. “Isso, mais uma vez, vem de uma política que o Governo de Sergipe já tem colocado em prática, que é de trazer grandes eventos para o nosso estado, para demonstrar não só a questão econômica que a gente tem, mas também para poder divulgar a nossa cultura, nossas belezas naturais, toda essa infraestrutura logística que o estado oferece, que temos capacidade e suporte para isso, para que a gente deixe de ser um destino meio e passe a ser um destino fim”, finalizou Cleon.

Evento bem concorrido

Sobre o evento

Com entrada gratuita, a estimativa é de que dez mil pessoas visitem o Centro de Convenções AM Malls – Sergipe, em Aracaju. Destaque-se que um evento desse porte impulsiona a cadeia do turismo, movimentando segmentos como as redes hoteleira, de bares e restaurantes, e de agências de viagens. Além disso, contribui para consolidar Sergipe, cada vez mais, como destino relevante para o turismo de eventos.

Os trabalhos podiam ser inscritos em 15 categorias variadas, que foram cuidadosamente revisadas para esta edição. As categorias abrangiam desde identidades visuais e embalagens até tipografia e design editorial, com a adição de novas categorias, como design lúdico e trabalhos acadêmicos.

 

Para conferir a programação, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1BkQBcWbTbFxAPFP6PVeOjIqgy4YrzS77/view?usp=sharing.

 

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