domingo, 17/11/2024
Juliano César Souto: "É responsabilidade do líder incentivar a cooperação, a confiança no seio de sua organização/empresa"

Perpetuar o legado…  principal propósito da sucessão familiar

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Por Juliano Cézar Souto (*)

 

Neste domingo, Dia  dos Pais 2024, após as emoções de ver minha reflexão sobre este dia,  escrita em 2022, ser publicada pelo amigo e jornalista  Jozailto Lima em seu blog JLPolítica, onde  tento, no referido  texto,  contextualizar as lições de empreendedorismo que recebi e vivi com meu pai e mestre Raymundo Juliano com outros cases de sucesso também publicados no site Exame, recebo,  sob a égide da toda poderosa, onipresente  IA ( Inteligência Artificial), do mesmo site Exame,  texto sob empreendedorismo X Dia dos Pais, agora sob a ótica da  sucessão familiar, perpetuação das empresas, sua cultura, valor, suas marcas etc…

Fasouto
Juliano Cézar e seu pai, Raymundo Juliano: lições de empreendedorismo

O case é protagonizado por Thiago Hering, quinto CEO da tradicional marca e  empresa familiar de mesmo nome.

É evidente que todos conhecem a marca  Hering, mas segue abaixo um pequeno resumo:

A Cia Hering tem 144 anos com diferentes fases, aprendizados e evoluções. Fundada em 1880, a marca  começa como uma pequena oficina de costura. Desde o início, a companhia tem uma gestão familiar. Fundada por dois irmãos alemães, Hermann e Bruno Hering, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o pequeno negócio começou a crescer em torno da comunidade de imigrantes alemães até se tornar uma indústria têxtil no Brasil.

Primeira geração (Hermann e Bruno Hering) fundou  a oficina de costura que se expandiu para unidade fabril, sendo o  principal  avanço produzir em escala industrial.

Segunda geração (Jürgen Hering): expansão para novas linhas de vestuário e distribuição B2C;

Terceira geração (Dieter Hering): abertura de lojas monomarca; abertura da primeira franquia em 1994, expansão para diferentes canais de venda, incluindo lojas físicas e o digital.

Quarta geração (Fabio Hering): expansão expressiva do e-commerce e uso de plataformas digitais e abertura de megalojas com todas as linhas de produtos integradas.

Quinta geração (Thiago Hering): grupo Soma compra a Hering em 2021 por 5,1 bilhões de reais e  continua a expansão das megalojas e do crescimento digital.

Vamos, agora ,  às lições compartilhadas por Thiago Hering  aprendidas com seu pai Fábio Hering.

Profissionalização: 

Thiago entrou na companhia aos 23 anos como estagiário de uma loja própria. Após acumular experiência, decidiu tornar-se franqueado da marca e construiu a segunda maior rede de franquias da Hering. Em 2018, Thiago retornou à Hering como executivo, inicialmente trabalhando nos canais de venda e depois assumindo a direção de marca e produtos. Em 2021, substitui o pai, sendo atualmente o único membro da família que permanece como executivo

Adaptabilidade / Reinvenção

Thiago afirma : “Para perpetuar uma marca, você tem que ser capaz de manter sua origem e DNA, mas ao mesmo tempo dialogar com o espírito do tempo, é preciso se adaptar às novas tendências do mercado.”

Pertencente ao grupo Soma desde 2021, a aposta da Hering seguirá forte em novas linhas e parcerias. “Teremos o lançamento da Hering Schultz em 2024, em colaboração com a Arezzo, além de apostar   no mercado digital, que desde 2019 cresceu mais de 7 vezes,  sendo este não  apenas como um canal de vendas, mas como uma plataforma de relacionamento e comunicação com os clientes.

Separe a pessoa física da jurídica:

É essencial conseguir distinguir as questões profissionais das pessoais. As conversas e discussões difíceis no ambiente de trabalho não devem afetar as relações familiares fora dele.

Decisões isentas:

É necessário criar um ambiente onde as decisões profissionais sejam tomadas de forma isenta, focando nas competências e na performance de cada membro, ou seja, não confie exclusivamente na família para cargos de liderança.

Escolher as melhores pessoas:

É a forma mais justa e eficaz para manter um sucesso sustentável de uma empresa.

 Evite o isolamento do CEO

Estruturar e empoderar o conselho de administração e conselho de família evitando  o isolamento do líder, propiciando a este o compartilhamento de  responsabilidades. Pois o CEO não é um herói e sim um líder , necessitando  de  um grupo de pessoas que possa estar junto de você ao fim do dia.

Honrar o legado

Thiago honra e enaltece as lições que aprendeu com o pai Fábio Hering:

  • O valor da cultura da empresa
  • Trabalho em equipe
  • Avaliação e escolha isenta

A importância de equilibrar a sabedoria dos mais velhos com a energia dos mais jovens, expressa na  frase popular se a velhice pudesse e a juventude soubesse”.

Assim,  ser sucessor, empreender em família, pode parecer para muitos um lugar de privilégio, mas para  seguir com a responsabilidade de evolução sustentável de uma companhia familiar tem seus desafios; e no dia a dia o mais importante é olhar para a história da companhia, suas vitórias e sucessos, lições e aprendizados e seguir em frente com muita fé em Deus, honrando o legado recebido das gerações que nos antecederam e entregando às futuras, uma empresa sólida e adaptada aos desafios de hoje e do amanhã, tendo sempre em mente que, apenas no dicionário, sucesso vem antes de trabalho.

Feliz Dia dos Pais a todos nós empreendedores,  que somos mola propulsora da nação.

 

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O texto acima é minha livre interpretação da reportagem da Exame, escrita por Layane Serrano, repórter, publicado em 11 de agosto de 2024 às 08h01 no site https://exame.com/carreira/de-pai-para-filho-os-desafios-da-sucessao-familiar-segundo-o-ceo-da-hering/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification, portanto pode não refletir exatamente a mensagem dos autores ou entidades que este participa .

 

 

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Sobre Juliano César Faria Souto

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Estanciano, 60 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo, atualmente, o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Autor do livro CULTURA EMPRESARIAL reflexões, vivências e aprendizados lançado em abril 2024 coletânea de quase 100 artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. Disponível para aquisição https://www.fasouto.com.br/produtos/detalhe/18276/livro-cultura-empresarial-por-juliano-cesar, com 100% da renda destinada ao Externato São Francisco de Assis.

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