sexta-feira, 06/09/2024
Juliano César Souto: "É responsabilidade do líder incentivar a cooperação, a confiança no seio de sua organização/empresa"

Perpetuar o legado…  principal propósito da sucessão familiar

Compartilhe:

 

Por Juliano Cézar Souto (*)

 

Neste domingo, Dia  dos Pais 2024, após as emoções de ver minha reflexão sobre este dia,  escrita em 2022, ser publicada pelo amigo e jornalista  Jozailto Lima em seu blog JLPolítica, onde  tento, no referido  texto,  contextualizar as lições de empreendedorismo que recebi e vivi com meu pai e mestre Raymundo Juliano com outros cases de sucesso também publicados no site Exame, recebo,  sob a égide da toda poderosa, onipresente  IA ( Inteligência Artificial), do mesmo site Exame,  texto sob empreendedorismo X Dia dos Pais, agora sob a ótica da  sucessão familiar, perpetuação das empresas, sua cultura, valor, suas marcas etc…

Fasouto
Juliano Cézar e seu pai, Raymundo Juliano: lições de empreendedorismo

O case é protagonizado por Thiago Hering, quinto CEO da tradicional marca e  empresa familiar de mesmo nome.

É evidente que todos conhecem a marca  Hering, mas segue abaixo um pequeno resumo:

A Cia Hering tem 144 anos com diferentes fases, aprendizados e evoluções. Fundada em 1880, a marca  começa como uma pequena oficina de costura. Desde o início, a companhia tem uma gestão familiar. Fundada por dois irmãos alemães, Hermann e Bruno Hering, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o pequeno negócio começou a crescer em torno da comunidade de imigrantes alemães até se tornar uma indústria têxtil no Brasil.

Primeira geração (Hermann e Bruno Hering) fundou  a oficina de costura que se expandiu para unidade fabril, sendo o  principal  avanço produzir em escala industrial.

Segunda geração (Jürgen Hering): expansão para novas linhas de vestuário e distribuição B2C;

Terceira geração (Dieter Hering): abertura de lojas monomarca; abertura da primeira franquia em 1994, expansão para diferentes canais de venda, incluindo lojas físicas e o digital.

Quarta geração (Fabio Hering): expansão expressiva do e-commerce e uso de plataformas digitais e abertura de megalojas com todas as linhas de produtos integradas.

Quinta geração (Thiago Hering): grupo Soma compra a Hering em 2021 por 5,1 bilhões de reais e  continua a expansão das megalojas e do crescimento digital.

Vamos, agora ,  às lições compartilhadas por Thiago Hering  aprendidas com seu pai Fábio Hering.

Profissionalização: 

Thiago entrou na companhia aos 23 anos como estagiário de uma loja própria. Após acumular experiência, decidiu tornar-se franqueado da marca e construiu a segunda maior rede de franquias da Hering. Em 2018, Thiago retornou à Hering como executivo, inicialmente trabalhando nos canais de venda e depois assumindo a direção de marca e produtos. Em 2021, substitui o pai, sendo atualmente o único membro da família que permanece como executivo

Adaptabilidade / Reinvenção

Thiago afirma : “Para perpetuar uma marca, você tem que ser capaz de manter sua origem e DNA, mas ao mesmo tempo dialogar com o espírito do tempo, é preciso se adaptar às novas tendências do mercado.”

Pertencente ao grupo Soma desde 2021, a aposta da Hering seguirá forte em novas linhas e parcerias. “Teremos o lançamento da Hering Schultz em 2024, em colaboração com a Arezzo, além de apostar   no mercado digital, que desde 2019 cresceu mais de 7 vezes,  sendo este não  apenas como um canal de vendas, mas como uma plataforma de relacionamento e comunicação com os clientes.

Separe a pessoa física da jurídica:

É essencial conseguir distinguir as questões profissionais das pessoais. As conversas e discussões difíceis no ambiente de trabalho não devem afetar as relações familiares fora dele.

Decisões isentas:

É necessário criar um ambiente onde as decisões profissionais sejam tomadas de forma isenta, focando nas competências e na performance de cada membro, ou seja, não confie exclusivamente na família para cargos de liderança.

Escolher as melhores pessoas:

É a forma mais justa e eficaz para manter um sucesso sustentável de uma empresa.

 Evite o isolamento do CEO

Estruturar e empoderar o conselho de administração e conselho de família evitando  o isolamento do líder, propiciando a este o compartilhamento de  responsabilidades. Pois o CEO não é um herói e sim um líder , necessitando  de  um grupo de pessoas que possa estar junto de você ao fim do dia.

Honrar o legado

Thiago honra e enaltece as lições que aprendeu com o pai Fábio Hering:

  • O valor da cultura da empresa
  • Trabalho em equipe
  • Avaliação e escolha isenta

A importância de equilibrar a sabedoria dos mais velhos com a energia dos mais jovens, expressa na  frase popular se a velhice pudesse e a juventude soubesse”.

Assim,  ser sucessor, empreender em família, pode parecer para muitos um lugar de privilégio, mas para  seguir com a responsabilidade de evolução sustentável de uma companhia familiar tem seus desafios; e no dia a dia o mais importante é olhar para a história da companhia, suas vitórias e sucessos, lições e aprendizados e seguir em frente com muita fé em Deus, honrando o legado recebido das gerações que nos antecederam e entregando às futuras, uma empresa sólida e adaptada aos desafios de hoje e do amanhã, tendo sempre em mente que, apenas no dicionário, sucesso vem antes de trabalho.

Feliz Dia dos Pais a todos nós empreendedores,  que somos mola propulsora da nação.

 

____________________

O texto acima é minha livre interpretação da reportagem da Exame, escrita por Layane Serrano, repórter, publicado em 11 de agosto de 2024 às 08h01 no site https://exame.com/carreira/de-pai-para-filho-os-desafios-da-sucessao-familiar-segundo-o-ceo-da-hering/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification, portanto pode não refletir exatamente a mensagem dos autores ou entidades que este participa .

 

 

Compartilhe:

Sobre Juliano César Faria Souto

Avatar photo
Estanciano, 60 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo, atualmente, o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Autor do livro CULTURA EMPRESARIAL reflexões, vivências e aprendizados lançado em abril 2024 coletânea de quase 100 artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. Disponível para aquisição https://www.fasouto.com.br/produtos/detalhe/18276/livro-cultura-empresarial-por-juliano-cesar, com 100% da renda destinada ao Externato São Francisco de Assis.

Leia Também

Quem não gostaria de ser Alain Delon?

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   Há alguns dias, ocupei o nobre …

WhatsApp chat