Negócios

Petrobras avalia novo modelo de contratação de plataformas no Projeto Sergipe Águas Profundas

Compartilhe:

A Petrobras anunciou sua opção pelo modelo BOT para contratação das duas plataformas FPSOs que irão operar o Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). A ação, que é uma das prioridades do plano estratégico da companhia, é um dos eixos na política econômica do Governo de Sergipe e vem sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Sílva Anjos, diretora de exploração da Petrobrás

O anúncio foi feito pela diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, durante o Rio Oil & Gas 2024 (ROG.e). O modelo BOT (construção, operação e transferência, na sigla em inglês) foi apontado como alternativa para superar os desafios na atração de empresas afretadoras para as FPSOs (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo, na sigla em inglês).

Com previsão de início das operações para 2028, o projeto SEAP exigiu uma mudança de estratégia da Petrobras para viabilizar o cumprimento do cronograma. “Um dos desafios da Petrobras é contratar as unidades de produção. Provavelmente vamos trabalhar com BOT e estamos muito seguros de que agora teremos sucesso com esse processo. O SEAP está no nosso plano estratégico e temos muito claro que vamos viabilizar essa produção”, afirmou Sylvia Anjos.

Presente no ROG.e 2024, o secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, destacou que a nova estratégia é uma solução robusta para garantir a execução do projeto Seap dentro do cronograma previsto: “A decisão da Petrobras de adotar o modelo BOT é uma garantia importante para a viabilidade do Projeto Sergipe Águas Profundas e demonstra o compromisso da estatal com a execução do projeto, que será um marco para o desenvolvimento do setor energético em Sergipe”.

Cenário da mudança

A estatal adiou por três vezes a data de recebimento de propostas das licitações para contratação das FPSOs diante da ausência de ofertas para afretamento. A escassez de crédito na Europa e Ásia é uma das causadoras desse cenário, influenciando a viabilidade de execução para propostas, pois o financiamento para este modelo de contrato é muitas vezes oriundo de bancos europeus e asiáticos.

O modelo BOT desponta como uma solução financeira, pois as empresas passam a conseguir capital diretamente com a Petrobras, como explicou a diretora Sylvia Anjos. “O afretamento traz à tona essa questão do baixo financiamento da Europa e Ásia. O BOT reduz o investimento, que fica por nossa conta, e depois nós mantemos a produção. Já fizemos isso no passado e dá mais segurança para as empresas”, pontuou.

Na prática, o modelo BOT funcionará da seguinte forma: o operador de campo (Petrobras) pagará pela construção das unidades de produção à medida que forem sendo construídas. Assim a propriedade das unidades produtoras é transferida à estatal, cabendo ao vencedor da licitação apenas a sua operação por um curto período, que pode variar de três a cinco anos. Após esse período, a operação passa para a própria Petrobras.

SEAP

O projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) representa a exploração de uma nova fronteira de petróleo e gás natural para o país em campos descobertos em águas ultraprofundas na costa sergipana. O projeto terá dois módulos, cada um com uma FPSO.

A primeira unidade (SEAP I) terá capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já a segunda unidade (SEAP II) terá capacidade de 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o projeto contará com um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Elocubrações de um (eterno) curioso

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ou curioso, admito. Nasci curioso; no outono da…

13 horas atrás

MPT-SE terá regime especial de plantão para as Eleições 2024

  Neste domingo (6), mais de 1,7 milhão de eleitores em Sergipe poderão exercer a…

17 horas atrás

Inventando novos jogos de guerra

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   o livro do profeta Jeremias, está escrito:…

19 horas atrás

Energisa monta plano especial de atuação para o dia das eleições

A Energisa montou plano especial de atuação para garantir a disponibilidade de energia nos locais…

20 horas atrás

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que a Polícia Rodoviária…

2 dias atrás

A série Vaga-lume e o prazer de ler boas histórias — a ilha como espaço de aventuras fantásticas

  Por Acácia Rios (*)     Logo que cheguei ao convés, na manhã seguinte,…

2 dias atrás