A Petrobras informou, no site oficial, que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda da totalidade de suas participações em um conjunto de onze concessões de campos de produção terrestres, com instalações integradas, localizadas na Bacia Sergipe-Alagoas, em diferentes municípios do estado de Sergipe, denominados conjuntamente de Polo Carmópolis.
O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras: https://investidorpetrobras.com.br/pt/resultados-e-comunicados/teasers. As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.
A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com o procedimento especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, previsto no Decreto 9.355/2018.
Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.
De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy, o anúncio significa o início de uma nova fase para a região. “Esse anúncio permitirá que em breve, uma nova empresa ou grupo de empresas possam fazer investimentos com foco específico nesses ativos, fazendo com que se tornem ainda mais produtivos. Para a economia local, isso significa mais competitividade, mais geração de empregos e maior arrecadação de impostos. Para a Petrobras, é mais um passo importante na estratégia de concentrar seus recursos em projetos nos quais apresenta vantagem competitiva e obtém maior retorno”.
O diretor explica ainda que esse anúncio não significa o fim da atuação da companhia no estado de Sergipe. “A Petrobras segue avaliando oportunidades de acordo com seu foco em águas profundas e ultraprofundas. Em Sergipe, por exemplo, a empresa realizou testes de longa duração na área de Farfan, em águas profundas, com bons resultados. Seguimos trabalhando para viabilizar o desenvolvimento desta área no menor prazo possível por meio de parcerias com outras empresas”, diz Ardenghy.
O Polo Carmópolis compreende 11 concessões de produção terrestres, localizadas em diferentes municípios do estado de Sergipe, além de incluir acesso à infraestrutura de processamento, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural.
Possui quase 3.000 poços em operação, 17 estações de tratamento de óleo, uma estação de gás em Carmópolis, aproximadamente 350 km de gasodutos e oleodutos, além das bases administrativas de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo.
Também fazem parte do Polo Carmópolis, o Polo Atalaia, que contém o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), uma UPGN e uma estação de processamento de óleo; o Oleoduto Bonsucesso-Atalaia de 48,6 Km, que escoa a produção de óleo das concessões até o Tecarmo; e todas as instalações de produção contidas no ring fence das 11 concessões, além da titularidade de alguns terrenos.
A produção média do Polo de janeiro a setembro de 2020 foi de cerca de 10 mil barris de óleo por dia e 73 mil m3/dia de gás. A Petrobras é a operadora nesses campos, com 100% de participação.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…