A Polícia Federal (PF) apreendeu hoje, 17, 637 quilos de maconha, 7,4 quilos de cocaína, um fuzil Bushmaster ponto 223 e diversas munições de fuzil e espingarda calibre 12, que estavam sendo transportadas num caminhão, dirigido pelo motorista de iniciais A.N.S. A prisão aconteceu nas proximidades da cidade de Cristinápolis, onde a Polícia Federal (PF) montou uma barreira. A PF chamou essa operação de Carga Pesada.
A PF já tinha informações de que um grande carregamento de drogas chegaria a Região Nordeste, como parte de uma espécie de consórcio de traficantes. Por conta disso, diversas barreiras foram montadas nas principais rodovias de acesso ao Estado.
Ao ser abordado, o motorista demonstrou nervosismo e a revista detalhada no veículo constatou que o material estava escondido num compartimento preparado na parte superior do caminhão baú, onde estavam escondidas as drogas e armas, além de uma carga de farinha e uma mudança que eram transportadas.
O preso, que responderá pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito, cujas penas somam 21 anos de reclusão, foi encaminhado ao sistema penitenciário do Estado e se encontra à disposição do Juízo da Comarca de Cristinápolis.
A arma
O fuzil Buhsmaster ponto 223 apreendido pela PF é uma é a versão civil do fuzil de assalto do Exército dos Estados Unidos usado desde a Guerra do Vietnã, e pode ser comprado em quase todo o país.
Esse modelo de arma foi usada em um massacre, no dia 14 de dezembro de 2012, na escola primária Sandy Hook, na cidade de Newtown (Connecticut, nordeste dos EUA), quando 28 pessoas morreram – 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos, além do próprio atirador e da mãe dele. O atirador foi Adam Lanza.