A Polícia Militar de Sergipe deu início a Operação Comércio Seguro, que visa reforçar a segurança neste final de ano quando, normalmente, as pessoas recebem o décimo-terceiro salário e vão às compras. Até o dia 20, o número de militares será ampliado. A ação também contará com o apoio de câmeras de monitoramento distribuídas pela região.
“A Operação Comércio Seguro deste ano teve início no começo do mês de novembro e vai se estender até janeiro. Este ano, nós dividimos em duas etapas. A primeira vai até 20 de novembro e a segunda a partir do dia seguinte até o mês de janeiro”, destacou o comandante do Policiamento da Capital, coronel Vivaldy Cabral.
Ele explicou como está sendo realizado a primeira etapa da operação. “No primeiro momento, estamos reforçando a área do centro da cidade com reforço do policiamento em duplas no cruzamento dos calçadões e a fixação de uma base de monitoramento no calçadão da rua João Pessoa com rua Laranjeiras. No entorno, também estamos empregando unidades de policiamento especializadas como o Grupamento Tático de Motos (Getam) e Batalhão de Radiopatrulha (BPRp)”, salientou.
Na segunda etapa, haverá o emprego de câmeras para o monitoramento da região. “Na segunda fase, que vai iniciar no dia 21, estaremos substituindo essa viatura, que é a base móvel, por um ônibus que recebe as imagens das câmeras de monitoramento que estão instaladas em todo o entorno do centro comercial. Além do link que será instalado, na própria estrutura do veículo, que vai captar imagens direto do Ciosp [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública]. Então estaremos com uma central instalada no centro e reforçaremos o centro comercial com mais duplas”, complementou.
Com o aumento no fluxo de pessoas e maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, o reforço no policiamento será ampliado para todo o horário de funcionamento do centro. “Nesse momento inicial, estamos iniciando às 13h30 e encerrando às 18h30, por conta do número de pessoas ainda não ser muito grande. No segundo momento, teremos o reforço do policiamento em tempo integral, desde a abertura do comércio até o seu fechamento”, detalhou o coronel Vivaldy Cabral.
Alerta Celular – A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) também irá atuar em conjunto com a Polícia Militar e montará uma base para que os clientes façam o cadastro no sistema lançado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) para alertar furtos, roubos e perda de celulares. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a localização e devolução do aparelho, caso seja recuperado nas ações policiais.
A Polícia Militar também orienta às pessoas a redobrarem a atenção com relação a bolsas, pacotes e porte de aparelhos celulares. É recomendado ainda evitar andar desacompanhado e não aceitar ou receber orientações de estranhos.
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…