Assim como uma boa parte dos empreendedores de hoje, você com certeza conhece de “cabo a rabo” o produto que é vendido no seu negócio. Mas isso não pode ser dito sobre seus clientes; que provavelmente não sabem tanto quanto você.
É por isso que é essencial educá-los se você quiser que eles usem seu produto em seu máximo potencial e que eles retornem a comprar da sua marca.
A educação do cliente é uma atividade planejada e estruturada por uma empresa ou companhia visando transmitir conhecimentos, habilidades e recursos aos clientes. Educar os consumidores permite que eles entendam como usar seus produtos e além disso, aumenta a confiança do público em relação à sua marca.
Através dessa educação, os clientes que estão comprando um produto pela primeira vez, recebem instruções e tutoriais completos que respondem quaisquer dúvidas que possam ter ao atravessarem a ‘jornada do consumidor’. Quaisquer perguntas mais complexas são encaminhadas ao atendimento ao cliente ou ao gerente do estabelecimento.
Pode ser tentador vender e direcionar rapidamente um cliente para o seu produto, mas, na realidade, seus clientes irão valorizar orientações adicionais. Faça um esforço para tornar o processo de aprendizagem agradável, ao mesmo tempo em que lhes permite explorar com calma todas as características do seu produto, uma de cada vez.
Crie conteúdos simples e acessíveis, como boletins informativos, vídeos do YouTube, postagens em redes sociais e artigos em um blog. O formato do conteúdo pode variar, mas o que importa é que ele explique aos clientes como eles podem usar seus produtos.
O Google é um exemplo de como fornecer um guia para iniciantes que usam suas ferramentas pela primeira vez, principalmente o Google Ads. Muitos usuários iniciantes são guiados através de um passo a passo que explica o que fazer e como fazer uma campanha de anúncios.
Os consumidores são consideravelmente mais propensos a entender e continuar a usar seu produto se você mostrar a eles como usá-lo em vez de falar sobre suas características.
Não se esqueça de levar em conta a importância dos webinars ou transmissões ao vivo em sua estratégia, pois nela você estará utilizando a seu favor a eficácia da demonstração através de vídeos.
Se você criou uma plataforma ou um grupo no WhatsApp/Telegram para educar seus clientes, crie um evento, webinar ou transmissão ao vivo, após isso divulgue em suas plataformas de mídias sociais e blogs.
Esses eventos remotos criam conexões e senso de comunidade ao seu treinamento, o que pode ser bastante útil para promover a favorabilidade, consideração pela sua marca, e também, engajamento e satisfação com seu público.
Ao publicar artigos ou conteúdos de como fazer em um portal e compartilhá-los nas mídias sociais, você pode resolver problemas comuns de pessoas que tenham o mesmo interesse pelo seu produto que aquele seu cliente.
Se sua marca é moderna e acompanha a tecnologia, você pode querer olhar para canais mais novos como TikTok, Instagram e produzir conteúdo lá. A chave é fornecer informações aos seus clientes de uma forma que torne mais simples para eles entenderem como seu produto funciona.
Muitos clientes estão bem informados e procuram conteúdo online para orientar suas decisões de compra. Para influenciar essas decisões, as empresas devem educar os clientes sobre os produtos e serviços que oferecem. Uma estratégia de educação ao cliente pode melhorar o conhecimento do produto e aumentar a lealdade da marca, levando assim a um aumento das vendas.
Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.
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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.
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