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Por que o marketing é importante? 7 razões pelas quais toda marca precisa

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Cleomir Santos (*)

Você sabe o que seus clientes querem? Você acha que seus clientes confiam em seu produto ou serviço? Quando foi a última vez que viu um cliente publicando algo nas redes sociais sobre seu produto ou serviço? Foi uma reclamação ou elogio?

 

Podemos encontrar as respostas para todas essas perguntas no marketing.

A forma como você comercializa seu negócio determina se a marca terá sucesso ou não. O marketing é uma ferramenta usada para criar e manter a demanda, relevância, reputação, concorrência e muito mais em qualquer segmento.

Sem ele, é provável que seu negócio não caminhe na direção certa e consequentemente, as vendas não sejam suficientes.

Então por que o marketing é importante? Confira neste artigo as 7 razões pelas quais qualquer marca precisa dele.

 

1 – O marketing é uma forma eficaz de se conectar com os clientes

É importante para o seu negócio criar conexões com os clientes. Marketing é uma ferramenta para manter essa conversa em dia.

Engajar clientes é diferente de empurrar suas ofertas. Engajar-se envolve fornecer aos seus clientes informações relevantes sobre seus produtos e sua marca. É tudo sobre criar conteúdo relevante e valioso.

Diga aos seus clientes o que eles não sabem. Que seja interessante e valha a pena para os mesmos darem atenção..

As redes sociais são uma das melhores plataformas onde você pode se conectar com os seus clientes. Algumas marcas usam vídeos curtos e outras tendências carregadas de humor para engajar sua base de seguidores.

O detalhe é que esse marketing da marca que promove engajamento, traz para algumas pessoas a sensação de pertencimento, conquistando e fidelizando os clientes de tempos em tempos.

 

2 – O marketing ajuda na construção e manutenção da autoridade e reputação da marca

O crescimento e o tempo de vida do seu negócio estão positivamente correlacionados com a reputação do mesmo. A maioria das atividades de marketing são voltadas para a construção do patrimônio líquido da empresa.

Por outro lado, a reputação de uma marca é construída quando ela atende efetivamente às expectativas de seus clientes. Tal negócio é considerado um membro responsável da comunidade. Dessa forma, os clientes se orgulham de estar associados aos seus produtos.

Os profissionais de marketing utilizam estratégias eficazes de comunicação, branding, entre outras para garantir que a reputação de uma empresa seja mantida.

 

3 – Marketing constrói fortes relacionamentos entre marcas e clientes

Hoje em dia, as empresas precisam construir uma relação de confiança com seus clientes.

A pergunta é: ‘Como o marketing estabelece essa relação?’

O setor que cuida da pesquisa dentro do marketing, deve se basear na segmentação do público-alvo pelos dados demográficos, psicográficos e comportamentais.

A segmentação ajuda o negócio a atender às necessidades de seus clientes, conquistando assim sua confiança. A equipe de produtos garante que o negócio entregue o que é prometido no momento certo. Despertando assim a lealdade pela marca.

Clientes leais possuem a confiança de comprar mais produtos ou contratar outros serviços da sua marca. Essa confiança trazem de fato mais frutos às suas atividades comerciais.

 

4 – O Marketing é poderoso canal de comunicação e informação

O marketing tem como uma de suas características únicas, a de informar seus clientes sobre os produtos ou serviços que você está oferecendo no mercado.

Através do marketing, os clientes conhecem o valor dos produtos, seu uso e informações adicionais que podem ser úteis na sua tomada de decisão, além disso, cria a conscientização da marca e faz com que o negócio se destaque.

Devido à forte concorrência no mercado, você precisa manter-se constante no relacionamento com os clientes para convencê-los de comprar algo que você oferece. Informe seus clientes sobre descontos e outros truques competitivos que você pretende usar.

Por meio da comunicação, o marketing ajuda seu negócio a se tornar um líder de mercado. Na sequência irei explicar mais sobre como obter essa vantagem em comparação aos seus concorrentes.

 

5 – Marketing ajuda a aumentar as vendas

O marketing utiliza diferentes formas de promover seus produtos ou serviços. Uma vez que um produto foi anunciado, ele já está no radar e isso aumenta suas chances de vendê-lo.

Em alguns casos, consumidores podem querer experimentar o que sua marca oferece e isso terá impacto na tomada de decisão da compra.

Quando os clientes estão felizes com seus produtos ou serviços, eles se tornam embaixadores da sua marca sem você saber. Eles vão espalhar a notícia e suas vendas começarão a aumentar. O velho conhecido ‘Boca a boca’.

Certifique-se de oferecer produtos e serviços de alta qualidade para complementar suas estratégias de marketing.

 

6 – Através do marketing é possível coletar informações relevantes sobre sua marca

Todo comerciante entende a necessidade de direcionar mensagens ao público certo. No entanto, você também deve ter o conteúdo correto para compartilhar com esse público. Suas estratégias de marketing podem ajudá-lo a estabelecer quais mensagens irão convencer esse público-alvo.

Neste ponto, você tem que testar diferentes mensagens e ver o que funciona.

Depois de testar diferentes conjuntos no seu público-alvo, você encontrará o que é mais assertivo para reduzir falhas e erros em seu plano de marketing.

Ele age como uma métrica e fornece o insight necessário para fazer você evitar adivinhações.

 

7 – Com o marketing seu negócio terá maior relevância

A maioria das empresas assume que sempre continuará sendo a marca favorita do cliente, pois até agora o cliente nunca reclamou. Esta é a mentalidade errada. Você precisa encontrar maneiras de permanecer na lembrança desses consumidores.

Todo relacionamento precisa ser mantido. O marketing ajuda seu negócio a manter um bom relacionamento com os clientes, fazendo com que sua marca seja sempre relevante.

Não se concentre em conquistar novos clientes antes de abordar a necessidade de reter os atuais.

 

Por que o marketing é importante para sair na frente da concorrência?

Você observa aquele seu concorrente comercializando ativamente seus produtos, isso não responde o porquê do marketing ser tão importante?

A única maneira de obter uma vantagem competitiva sobre sua concorrência é usando estratégias de marketing melhores, mais assertivas ou até mesmo, agressivas.

No entanto, você não precisa ser desprezível ou negativo durante o marketing contra o seu concorrente. Basta realizar pesquisas sobre o que seu mercado-alvo está esperando e, em seguida, encontrar maneiras de fornecer melhores produtos ou serviços.

Por fim, se você está oferecendo um produto ou serviço que é novo no mercado, você precisa ser mais agressivo e estratégico.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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Cleomir Santos

(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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