O posto de atendimento do ‘RG Inclusivo’ na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) implementou o projeto piloto de emissão de identidade com captura de digitais através de biometria, e não mais com tinta preta. O posto do RG Inclusivo visa facilitar o acesso à emissão do documento para Pessoas com Deficiência (PcD), pessoas idosas e pacientes em tratamento oncológico. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h – com entrega de senhas às 7h30 – na sede da Seasc, situada à Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.
A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da inovação para o público. “A biometria vem garantir mais inclusão e acesso a direitos para a população atendida pelo RG Inclusivo aqui na Seasc. No procedimento anterior, a coleta da digital era feita com a gravura das digitais no papel através de tinta, como um carimbo, e esse sujar de dedos gerava incômodo para pessoas com hipersensibilidade a texturas e ao toque. A implantação desse projeto piloto vem agregar e melhorar a humanização do atendimento”.
A modernização foi aprovada por Amanda Laís, mãe de uma criança de 4 anos com autismo, justamente por gerar menos desconforto, já que não precisa mais sujar os dedos para coletar as digitais. “Esse novo método será de grande ajuda, principalmente para as crianças com autismo, como meu filho, que tem hipersensibilidade. O RG Inclusivo é muito importante, tenho certeza que facilita muito a vida não só de pessoas com deficiência, mas também idosos e as pessoas em tratamento oncológico, pois unifica vários documentos em um só”.
De acordo com o papiloscopista e diretor do Instituto de Identificação de Sergipe, Jenilson Gomes, a inovação representa um divisor de águas. “Principalmente por começarmos aqui, onde atendemos cidadãos com características bem específicas. O uso da tinta para coleta de digitais foi iniciado em 1903, então já é um processo antigo e secular. Estamos trazendo a emissão da carteira de identidade para o século XXI. Será um processo mais limpo, rápido, seguro e que garantirá mais cidadania”.
Criado em 2021, o posto de atendimento do ‘RG Inclusivo’ da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania foi implantado em parceria com o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser) e o Governo de Sergipe, por meio da Seasc e do Instituto de Identificação, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE).
O documento emitido pelo RG Inclusivo conta com o registro de PcD e especificação da deficiência – visual, física, intelectual, auditiva, além de pessoas com autismo -; entre outras informações, como cartão do SUS, título de eleitor, número da carteira de trabalho e tipo sanguíneo.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…