O estado de Sergipe será responsável, já nos próximos anos, pela produção de cerca de 20% de todo o gás natural gerado no país. Esse enorme potencial energético, assim como o horizonte de desenvolvimento por ele possibilitado, foram destacados pelo governador Fábio Mitidieri, nesta terça-feira, 11, durante a abertura oficial de um dos principais eventos da Indústria do Petróleo e Gás do país: a Onshore Week 2023.
O evento, que acontece no Jatiúca Hotel&Resort, na cidade de Maceió (AL), é promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) com o objetivo de fomentar o debate a respeito das atualizações e tendências da indústria onshore do petróleo e gás no país, além de contribuir com o diálogo produtivo entre os participantes.
Durante a abertura oficial do evento, Fábio Mitidieri falou aos investidores nacionais e internacionais porque o futuro do setor passa por Sergipe. Ele enfatizou o momento de estabilidade financeira e fiscal vivenciado pelo estado e garantiu que a gestão está empenhada em atrair novos parceiros investidores, com o intuito de gerar empregos para população sergipana.
“O gás representa para nós uma imensa janela de oportunidades. Estar aqui hoje é defender o desenvolvimento sustentável da população sergipana, pois sabemos que essa janela vai se refletir em desenvolvimento para nossa população, em mais empregos, renda e arrecadação para o nosso povo. Essa é uma grande preocupação que nós temos e o Governo de Sergipe seguirá firme e empenhado em garantir que o potencial energético sergipano seja usufruído ao máximo e da melhor forma”, disse Fábio Mitidieri.
Ele também aproveitou para agradecer a receptividade e a parceria do governador de Alagoas, Paulo Dantas. “Assim como meu parceiro e amigo, Paulo Dantas, em Sergipe estamos com muita vontade de trabalhar e fazer uma gestão que possa gerar desenvolvimento e melhoria de vida para os cidadãos. Aqueles que querem investir no mercado de energias renováveis venham para Sergipe, como também para Alagoas, para que possamos nessa parceria levar progresso para todos os cantos de ambos os estados”, acrescentou.
Debates
O Fórum ocorre até a próxima quinta-feira, 13, com a participação dos principais nomes do mercado de petróleo e gás do Brasil, em uma programação com mais de 40 palestras e diferentes painéis direcionados a estabelecer estratégias e diretrizes para o segmento onshore brasileiro.
Nesta edição, estão sendo abordados temas ligados à integração energética, lei do gás, inovação, não convencionais, estocagem subterrânea e investimentos em infraestrutura no setor onshore, além do foco na monetização dessa produção e nos diversos caminhos para flexibilização de oportunidades de consumo, como energia e matéria-prima para produtos mais limpos e alinhados à demanda global por descarbonização.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, comentou sobre a importância do estado em sediar um evento relevante para a economia brasileira e agradeceu a presença do governador Fábio. “O Oneshore Week discute sobre o setor energético, a lei do gás e investimentos para infraestrutura. Até agora, Alagoas cresceu cinco vezes mais na produção de gás, isso significa emprego e desenvolvimento. E nós estamos também recebendo o governador Fábio Mitidieri, o senador por Sergipe, Laércio Oliveira, que são gestores, políticos e empreendedores sérios, transparentes que trabalham de forma integrada com o setor produtivo para alavancar o crescimento econômico do estado de Sergipe”, enfatizou Paulo Dantas.
Apoio
A Onshore Week conta com o apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (Epe), da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), da Federação de Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local, da Prefeitura de Pilar e do Governo do Estado de Alagoas.
Programação
Além de painéis temáticos de exposição, palestras e debates, o Onshore Week também possibilita encontros estratégicos e Rodada de Negócios, que é promovida entre os participantes representantes dos demandantes e dos fornecedores, criando, assim, uma agenda de encontros e troca de experiências.