Os sergipanos e turistas vão aproveitar neste final de semana o Pré-Caju, que acontece de 8 a 10de novembro na Orla da Atalaia. A Energisa Sergipe reforça alguns cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes e aproveitar a folia com segurança.
A orientação é que os foliões evitem arremessar materiais metálicos e jogar líquidos na rede elétrica, pois podem causar curto-circuito e rompimentos de cabos elétricos. O coordenador de Planejamento e Qualidade, Fabiano Nascimento, reforça as principais orientações.
“Esse é um momento muito esperado pelos sergipanos. Seguir as orientações de segurança é muito importante para evitar acidentes. Recomendamos que nenhum objeto seja jogado na rede elétrica, a exemplo de serpentinas, além de evitar o uso de balões próximos à rede elétrica que também podem ocasionar acidentes. Outra orientação é não instalar serpentinas ou adereços em fachadas de prédios que podem ser projetadas na rede elétrica com a força do vento”, orienta.
Ainda segundo Fabiano, os postes só devem ser acessados por profissionais da Energisa. A orientação é que a população não suba nas estruturas para tentar ter uma visão diferenciada do trio elétrico. Além disso, não devem ser instalados enfeites e objetos nos cabos e postes da rede elétrica.
Colisão em postes
Mesmo com as manutenções preventivas, causas externas podem interferir no fornecimento de energia, a exemplo de colisões em postes. Por isso, a Energisa reforça que a atenção seja redobrada nesse período festivo. Somente este ano, já foram registradas 179 ocorrências em todo estado, sendo que Aracaju lidera o ranking das ocorrências.
Em casos de colisões em postes, a orientação é que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois podem ter cabos sobre o veículo ou próximos, podendo ocasionar choque elétrico. O Samu e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados. Quem for prestar socorro, também deve ficar afastado.
Além de todas a ações preventivas, a Energisa montou um plano especial de atendimento ao Pré-Caju durante os três dias com o monitoramento em tempo real do Pré-Caju por meio do Centro de Operações Integradas da Energisa (COI). O objetivo é garantir a disponibilidade de energia na localidade.