O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deve anunciar até quinta-feira, 16, se estende ou não o isolamento social e a continuidade ou não do fechamento do comércio na capital. O primeiro decreto municipal, em virtude da pandemia do coronavírus, estabeleceu o fechamento até o dia 17. Tanto o prefeito, como o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, recebeu documento da Fecomércio solicitando a abertura do comércio, ainda que de forma escalonada, mas nenhum dos dois, por enquanto, se manifestou a esse respeito.
O prefeito afirmou que as medidas do decreto municipal, com validade até o dia 17, estão sendo reavaliadas. “Estamos estudando e no dia 16 emitiremos um novo comunicado. Acreditamos que o isolamento ainda é importante, mas precisamos analisar os setores para que as melhores decisões sejam adotadas. Acredito que saúde e economia andam juntas, mas é preciso colocar a vida como prioridade. No caso das escolas municipais, por exemplo, acreditamos que aulas não serão retomadas antes do final do mês. Mas estamos discutindo que decisão tomaremos”, declarou.
“Ninguém queria que tivesse isolamento. A estrutura de leitos de UTIs no Brasil é incapaz de dar vazão se tiver um pico da Covid-19 muito grande. A nossa melhor perspectiva é 250 leitos de retaguarda. Hoje temos 40 ou 50, mas vamos fazer um hospital de campanha, no Estádio João Hora. Se a curva continuar desse jeito, dará para atender. Vamos manter o isolamento para construirmos nossa infraestrutura”, explicou.
Edvaldo reconheceu que existe na capital uma subnotificação de casos da Covid-19, mas assegurou que foi elaborado um novo Boletim Epidemiológico, que permite, através da utilização de sistemas tecnológicos, traçar um quadro de mapeamento do vírus. “Adotamos medidas capazes de nos dar toda a estatística das pessoas que têm coronavírus, assim como também os casos suspeitos, além das pessoas que estiveram em nossas unidades de saúde e apresentaram sintomas de síndromes gripais, chegando a mais de 2 mil pessoas. Com esse levantamento, hoje sabemos quais as localidades da cidade fazem parte desse mapeamento e isso é muito importante para nossa atuação”, afirmou.
Feiras livres
O prefeito anunciou, também, que 16 das 32 feiras livres da capital voltarão a funcionar a partir do sábado, 18. “Nesta quarta-feira, a Emsurb divulgará quais são as feiras que retornarão e o modelo já readequado, mas adianto que vamos manter apenas 50% da capacidade. Adotaremos todas as medidas para que os espaços ofereçam segurança a todos, com controle de pessoas, higienização e distanciamento. A nossa intenção é que elas funcionem da mesma forma que as feiras de pescados. Foi uma experiência muito positiva que tivemos e que nos mostrou que era possível retomar as feiras livres com controle e segurança”, explicou.
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) u sou vários! Há multidões em mim. Na…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…