Policiais foram cumprir mandados de busca e apreensão em Lagarto Foto: MP
O prefeito de Lagarto, José Valmir Monteiro, seu genro Igor Ribeiro Costa Aragão, e os sócios da empresa, JLM, Joel do Nascimento Cruz e Gildo Pinto dos Santos, foram presos preventivamente hoje pela manhã, durante a Operação Leak, do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). As investigações apuraram desvio de verbas públicas do Matadouro Municipal de Lagarto e crime de lavagem de dinheiro.
O nome da operação se dá em razão da notícia de vazamento dos pedidos de prisão e buscas que estão sendo apurados, além da notícia de que os principais alvos de prisão saíram de seus domicílios para evitar serem capturados pelas equipes do Gaeco e da polícia.
Além do Gaeco, participam da operação delegados e policiais do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Polícia Rodoviária Federal, Comando de Operações Especiais e outras unidades policiais.
No dia 21 de novembro do ano passado, o prefeito José Valmir Monteiro foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe, que atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual. De acordo com a decisão, além dele, foram afastados pelo agravo mais dois secretários do município. Todos ficam fora do cargo por um prazo de 180 dias ou até que dure a instrução.
O processo apura irregularidades na administração do matadouro municipal, e a decisão pelo afastamento é para não prejudicar o trâmite processual.
No dia 28 de dezembro do mesmo ano, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, suspendeu a liminar e Valmir reassumiu o cargo até ser preso hoje, desta vez, preventivamente.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC),…
Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*) uinta-feira, 20 de março. Vou ao…
Por Diego da Costa (*) arte da negociação está presente em diversas áreas…
A receita corrente líquida de Sergipe teve um crescimento nominal de 21,21% no ano passado,…
A Iguá Saneamento, uma das maiores empresas do setor, lança o Projeto Iguapé –…