Com sorriso no rosto e alegria das crianças ficou marcada a entrega de notebooks do programa Escola Tech, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, na manhã desta quinta-feira, 25. Os alunos receberam 546 dispositivos que serão utilizados para ampliar o aprendizado por meio da tecnologia, em consonância com outras ferramentas, também tecnológicas, utilizadas em sala de aula. O prefeito Edvaldo Nogueira participou do ato de entrega e enfatizou como a iniciativa vai fomentar ainda mais a educação do município.
“Esses notebooks serão muito importantes para a educação dos nossos alunos. Eles poderão ampliar o aprendizado com as atividades que levam para realizar em casa, além de ser uma oportunidade de inclusão digital para essas famílias. Esse projeto era um grande sonho que agora estou podendo realizar pela população aracajuana. Ele colocará a educação das nossas crianças em outro patamar. Serão 26 mil notebooks distribuídos em todas as unidades do ensino fundamental. Isso mostra como é possível utilizar a tecnologia de forma inteligente, a favor da Educação de Aracaju”, contou.
De acordo com o diretor de Educação Básica, Evilson Nunes, com essas ferramentas em mãos, vai ser possível auxiliar os professores em sala de aula e potencializar o conteúdo curricular, de forma dinâmica, para a realização de diversas atividades.
“Esses notebooks entregues aos alunos terão uma série de ações que possibilitarão acompanhar melhor o desenvolvimento do aprendizado. Foi adquirida uma suíte pedagógica com diferentes aplicativos que possibilitam ao aluno desenvolver atividades de língua portuguesa, produção de textos e jogos interativos para colocar em prática atividades desenvolvidas pelos professores. Nosso material do EducAju foi vinculado a uma outra plataforma de apoio para aprofundar, de forma mais dinâmica, o aprendizado no meio digital. Por isso, esses aparelhos não são apenas somente um equipamento, eles trazem consigo uma série de aplicações para o aluno e também para que o professor possa potencializar as atividades em sala de aula”, explicou.
A diretora da Emef Dom José Vicente Távora contou como a nova ferramenta garante aos alunos da escola condições igualitárias e possibilita a continuidade dos estudos no ambiente familiar.
“A partir da entrega desses notebooks, a gente passa a ter acesso a uma ferramenta tecnológica que vai proporcionar que os alunos, a partir da orientação em sala de aula e em casa, tenham acesso a internet e a uma série de recursos. Isso vai permitir que nossos estudantes possam ter condições igualitárias e de dar continuidade aos estudos no ambiente familiar. Desde que souberam, todo mundo estava em festa, ansiosos pela chegada desse dia, tanto pais, como alunos”
O entusiasmo com a novidade tomou conta, não só dos alunos, mas também dos pais. Para eles, a partir do momento que o aluno tem acesso à internet, cresce o leque de possibilidades de aprendizado, principalmente em casa.
“Estou achando uma maravilha essa iniciativa da Prefeitura. Meu filho, João Pedro, não falava de outra coisa, só desse notebook que ia receber, porque ele nunca teve um aparelho desses. Isso é muito bom para a inclusão das crianças no mundo da internet. Além disso, ele vai poder levar pra casa e eu também vou poder ensinar as coisas a ele. Essa foi uma ideia muito legal, porque na época que eu estudei, não tinha. Para ter acesso a um computador, era só através de lan house. Sem contar que terá ainda internet gratuita, então é só vantagem para meu filho e para todos os alunos que estudam na rede municipal. A inclusão desses notebooks como material escolar foi a melhor coisa do mundo pra gente”, conta a lash design, Keylla Larissa dos Santos, mãe de um dos alunos da Dom Távora.