O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou, na tarde desta quinta-feira, 13, as potencialidades econômicas do estado para a delegação chinesa de Yantai. A visita do grupo oriental à capital sergipana é fruto do acordo de irmandade que foi selado entre as duas cidades, também nesta quinta, e que resultará no fortalecimento das relações governamentais, a partir de intercâmbios culturais, sociais e econômicos. Na programação, Edvaldo levou a delegação para conhecer as instalações do Terminal Marítimo Inácio Barbosa e da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.
Para Edvaldo, a visita foi “uma excelente oportunidade para apresentar o potencial econômico do estado, abrindo perspectivas de investimentos para Aracaju e Sergipe”. “Aracaju é a porta de entrada para o nosso estado. Nossa cidade se tornou capital estrategicamente, pela necessidade de Sergipe se abrir para o mundo e, conforme foi se desenvolvendo, ela se tornou a locomotiva de desenvolvimento do estado, hoje, inclusive, sendo responsável por 40% do PIB sergipano. Portanto, quando nos colocamos nesta dianteira, estamos pensando no progresso de Sergipe como um todo. Se o estado ganha, Aracaju ganha também”, destacou Edvaldo.
O gestor ressaltou também que Sergipe vive um momento oportuno, possui grande potencial energético, e que a passagem da comitiva chinesa pelo estado “abrirá novas portas”. “Nós abrigamos a maior termoelétrica da América do Sul e temos o Terminal Marítimo Inácio Barbosa. Além disso, temos hoje 20% da reserva de gás do Brasil e grande potencial de exploração, ou seja, temos muito para mostrar e foi, justamente, o que fizemos hoje. Sergipe vive um momento de desenvolvimento econômico e com certeza grandes negócios poderão se concretizar”, completou.
A programação da comitiva teve início com uma visita ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa, administrado pela VLI Multimodal S.A. No local, eles puderam conhecer como se dá o funcionamento do único terminal portuário do estado. O grupo também assistiu uma apresentação sobre a atuação da empresa no país e sobre as operações em Sergipe.
Logo após, a delegação seguiu para o Hub Sergipe de Gás Natural, passando pela Usina Termoelétrica, gerida pela Eneva S.A, uma das maiores empresas privadas de gás e energia do país. A Eneva mantém um navio ancorado no litoral sergipano que recebe gás natural em forma líquida e o transforma de volta ao estado gasoso, de maneira a entregar esse combustível por meio de gasoduto às turbinas termelétricas instaladas no município da Barra dos Coqueiros e que são responsáveis pela transformação desse gás em energia elétrica. Esta é considerada, em volume e potência, uma das maiores operações do setor de gás e energia no mundo.
“A presença da delegação da cidade de Yantai em nossa cidade demonstra que o acordo de irmandade que firmamos vai muito além. Temos aqui o secretário executivo do Partido Comunista da cidade de Yantai e membro do Comitê da Província de Shandong, que lá na China é um cargo maior do que o prefeito. Temos também prefeitos de três distritos da região de Yantai, além do representante de um grande estaleiro e o staff. Então, temos uma delegação bastante representativa e que está podendo ver de perto os frutos que este acordo poderá trazer para as duas cidades nesta grande cooperação entre a Aracaju e Yantai”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, que coordenou as interlocuções.
Além da comitiva chinesa, acompanharam a visita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Victor Rollemberg; o procurador-geral do município, Sidney Amaral; e o secretário executivo de Relações Institucionais da Fazenda, Márcio Porto.
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…