A etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na noite da quarta-feira, em Brasília, teve a participação de sete prefeitos de cidades sergipanas: Itabaianinha, Campo do Brito, Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Cristinápolis, Amparo de São Francisco e Tobias Barreto. Eles foram escolhidos por terem vencido a etapa estadual da disputa.
O Prêmio busca reconhecer as prefeituras que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos seus municípios.
Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores, entre eles os sete sergipanos.
A disputa é dividida em oito categorias: políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios; cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico; compras governamentais de pequenos negócios; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; empreendedorismo nas escolas; desburocratização e implementação da Redesimples; inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual (MEI).
Para definir os finalistas, uma comissão formada por colaboradores do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.
Projetos sergipanos Em Campo do Brito, o projeto finalista teve como foco o estímulo aos produtores rurais. Em Itabaianinha, o destaque foi para a elaboração de projetos de lei que contribuem para desenvolvimento dos pequenos negócios. Já em Umbaúba o reconhecimento veio por conta do projeto de inovação e sustentabilidade promovido junto aos produtores rurais. Na cidade de Nossa Senhora das Dores o destaque foi para o projeto de compras governamentais, enquanto que em Amparo do São Francisco foram valorizadas as políticas de cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico. Em Tobias Barreto, por sua vez, o destaque ficou para as ações de desburocratização e implementação da Rede Simples. Já em Cristinápolis foi valorizado o trabalho de inclusão produtiva e apoio ao MEI.
Vencedores nacionais
Antes do anúncio dos vencedores foi realizada uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha, Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberam uma placa comemorativa.
Na categoria Políticas Públicas foram registrados cinco vencedores: Chapadão do Sul (MS), Uiraúna (PB), Monte Negro (RO), Ponta Grossa (PR) e Anchieta (ES). Já na categoria Cooperação Intermunicipal o destaque foi para o trabalho promovido pela prefeitura de Novo Hamburgo (RS).
Na categoria Compras Governamentais o grande vencedor foi o município de São José de Ribamar (MT). Barreirinhas (BA) conquistou a categoria ‘Inovação e Sustentabilidade, enquanto Fortaleza venceu a disputa na Desburocratização e Implantação da Redesimples.
A cidade de Carlópolis (PR) foi a campeã na disputa dos Pequenos Negócios no Campo. Volta Redonda (RJ), por sua vez, foi condecorada na categoria Inclusão Produtiva e apoio ao MEI. E a cidade de Marituba (PA) foi premiada pela disseminação do empreendedorismo nas escolas.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…