O terceiro leilão de bens inservíveis realizado pela Prefeitura de Aracaju este ano arrecadou R$ 144.300,00. Conduzido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), o leilão foi realizado nesta sexta-feira, 20, de forma online, através do portal RJ Leilões.
Somente em 2023, a Prefeitura já arrecadou R$ 408.900,00 com bens leiloados. São colocados para leilão itens que não servem mais para uso nos órgãos da administração municipal, mas que ainda possuem serventia e valor de mercado para comerciantes. A iniciativa, como avalia o secretário Augusto Fábio Oliveira, é uma maneira criativa e sustentável de arrecadar recursos.
“Ao mesmo tempo em que podemos incentivar que esses materiais, que seriam descartados, sejam reaproveitados, contribuindo com o meio ambiente, também geramos recurso para o município. Os valores arrecadados com os leilões de bens inservíveis retornam para a Prefeitura como investimentos em tecnologia e modernização da administração municipal”, afirma o gestor da Seplog.
Foram arrematados 18 dos 25 lotes disponíveis, contendo itens diversos, a exemplo de equipamentos de informática, mobília, eletrodomésticos e veículos. Apenas sete lotes não tiveram licitantes, por se tratarem de itens adjudicados que têm os preços fixos determinados pela Justiça. Para o presidente da Comissão de Leilões, Evandro Lessa, o montante é reflexo da condução transparente e segura que é dada aos leilões.
“Nosso terceiro leilão de 2023 ultrapassou mais uma vez a nossa expectativa, dobrando o valor desejado. A modalidade online dos leilões tem ajudado a melhorar os nossos leilões pela transparência de cada licitante, que pode participar de qualquer estado do Brasil. Só temos de agradecer aos membros da comissão pelo árduo trabalho e também ao leiloeiro que cumpriu na íntegra seu papel”, disse.