A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) se comprometeu em pagar até o dia 30 de julho, o auxílio moradia no valor de R$ 300 as 48 famílias da ocupação Dandara (prédio do antigo hotel Aperipê) que, desde o último domingo, estão acampadas na rua Capela, no centro de Aracaju. Elas tiveram que sair do imóvel por determinação judicial. A decisão foi tomada hoje (21) após reunião entre a representante da ocupação Dandara, Elisângela dos Santos, e a secretária de assistência social, Selma Mesquita.
Uma nota distribuída agora a tarde (21) pela Semfas informa que “ficou acordado que as famílias desocuparão o cruzamento das ruas Capela com São Cristóvão, situadas no centro, até a próxima quinta-feira, 23, e a Prefeitura de Aracaju pagará a primeira parcela do auxílio-moradia no dia 30 de julho”. Mas para Elisângela não ficou acertado que eles sairiam na quinta, mas sim que ela iria procurar o local para abrigar as famílias. “Somente depois é que eles vão procurar uma casa para alugar”, afirmou Elisângela.
A secretária Selma Mesquita destacou que o município de Aracaju já havia cumprido determinação judicial e cadastrado as famílias para a concessão do aluguel social há dez dias. No entanto, poucos beneficiários procuraram casas para alugar e foram até a unidade responsável (CRAS de referência) para requerer o benefício, trâmite comum para a concessão do aluguel social.
“A Semfas informa ainda que as famílias devem cumprir o acordo e sair imediatamente do local onde se encontram a fim de que o órgão possa agilizar o pagamento do benefício ainda no mês de julho”, diz a nota.
Hoje cedo algumas lojas abriram as portas. Já os moradores da antiga ocupação Dandara reclamaram que não tem recebido ajuda de ninguém. Um dos que reclama é Manoel Antônio dos Santos que vivia no Dandara e agora não tem para onde ir.