domingo, 17/11/2024
Plataforma fez uma grande economia nos cofres da Prefeitura Foto: Marcelle Cristinne/PMA

Prefeitura de Aracaju revoluciona serviços e economiza mais de 14 milhões de reais em 30 meses

Compartilhe:

Verdadeiro exemplo de transformação digital, a prefeitura de Aracaju (SE) conseguiu, em 30 meses de implementação das soluções digitais, aperfeiçoar a conexão entre a gestão e os cidadãos, ampliando a eficiência dos serviços e reduzindo os custos com impressões em mais de 14 milhões de reais. Tal valor foi revertido para o caixa público e direcionado a realização de outras melhorias para a cidade.

A AjuInteligente foi desenvolvida em maio de 2019, em conjunto com a 1Doc – plataforma de Software as a Service de atendimento, comunicação e gestão documental – e oficialmente lançada durante a pandemia para atender as demandas da população. Através de uma comunicação 100% digital, a gestão aracajuense reduziu o tempo das tratativas e as filas de atendimento, a exemplo da emissão dos alvarás de obras, que passou de 73 para 18 dias.

Nesse espaço virtual, os cidadãos também puderam solicitar a entrega de exames de Covid-19 (mais de 7139 resultados entregues no primeiro trimestre de 2021), tudo com extravios e tramitação entre setores reduzidos. Atualmente, são mais de 900 opções de serviços disponíveis, que geram, em média, 3500 documentos digitais por dia útil.

A iniciativa de digitalizar os processos burocráticos surgiu em meio a necessidade de solucionar a morosidade das tratativas, os problemas com longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e de políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos.

Por que digitalizar o setor público?

Dados da última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2019) mostram que dos 5570 municípios brasileiros, 5480 possuem algum tipo de serviço de atendimento ao público à distância, sendo a Internet o meio mais utilizado, com prevalência de 89%. Mesmo com esse tipo de recurso disponível na maioria das cidades, a gestão pública no Brasil ainda apresenta grandes desafios.

Os impactos vão além do âmbito econômico, afetando também o acesso à cidadania e direitos sociais, inclusão financeira e participação social ativa. Com a pandemia da Covid-19, uma questão de saúde pública que afeta diretamente as relações de novos negócios, arrecadação e regularização de impostos, qualidade de vida e segurança dos  cidadãos, o agravamento foi ainda maior.

 

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Energisa

Árvore caída ou precisando de poda? Saiba quem acionar dependendo da situação

  Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios, …

WhatsApp chat