Com uma cidade bem administrada, repleta de atrativos, sol e praia durante praticamente todo o ano, gastronomia e artesanato diversificados, qualificada rede de bares, hotéis, restaurantes e uma população hospitaleira, Aracaju tem se destacado, no Brasil, como um excelente destino turístico para quem busca experiências marcantes. Visando inserir a capital sergipana também no mercado internacional, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participa, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal, da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do mundo no setor.
“Este é um momento que considero muito importante para a cidade e que será fundamental para projetá-la no cenário internacional. O fortalecimento do turismo tem sido uma das maiores prioridades da nossa gestão nos últimos anos, que tem atuado não só apenas para propagar a capital como, também, para preparar o município para recepcionar quem nos visita. Neste sentido, investimos na realização de obras de infraestrutura, de melhoria da mobilidade urbana, ampliamos as ações de segurança, ao mesmo tempo em que destinamos recursos para a divulgação de Aracaju como destino turístico no território brasileiro. Ao participarmos desta feira em Lisboa, daremos mais um salto e levaremos as belezas da capital para o mercado global, abrindo as portas da nossa cidade para os turistas estrangeiros”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Com base na edição do ano passado, quando 63 mil pessoas passaram pela feira, estima-se que a edição 2024 da BTL possa reunir cerca de 70 mil visitantes de diversos destinos nacionais e internacionais, bem como empresários, agentes de viagens, receptivos, representantes de agências, operadoras e demais entes turísticos de diversas partes do mundo.
Para promover o destino Aracaju, a Setur contratou um estande de 27 metros quadrados, ornamentado com grandes painéis com a temática do Forró Caju; estações de acolhimento aos visitantes; espaço ambientado para rodada de negócios; recepção para convidados e elementos simbólicos da identidade cultural sergipana suspensos na cobertura do estande.
“Queremos que o público conheça o Forró Caju, a maior festa do período junino em Sergipe, e que também, ao entrar em nosso estande, o visitante tenha uma rica experiência com os adereços da nossa cultura pendurados no teto. Em Portugal vamos trabalhar nosso período junino e no Brasil daremos continuidade aos roadshows Viva Aracaju, em todas as regiões do país, em parceria com a ABIH/SE, ou seja, vamos ter muita movimentação de turistas com todo esse trabalho de divulgação que estamos fazendo”, afirma Jorge Fraga.
Além dos paineis do Forró Caju, será exibido vídeo de sensibilização durante todos os dias de evento em uma tela de LED, mostrando a grandiosidade do público e a qualidade da programação da festa. A equipe da Setur receberá o público com kits promocionais, contendo caneca, viseira, camisa e folhetos informativos sobre os atrativos da cidade.
Jorge Fraga destaca que, durante a BTL, estão previstos encontros estratégicos com operadores turísticos e agentes de viagens, com vistas a estabelecer parcerias com os principais centros emissores de turistas na Europa. O gestor enfatiza que a participação de Aracaju na BTL é uma ação inédita da Prefeitura de Aracaju, sendo “uma oportunidade de promover intercâmbios culturais com outros países e fomentar a economia municipal”.
“A BTL reúne os principais players do mercado e é uma rara oportunidade para efetivação de negócios, parcerias e troca de experiências com os mais de 60 países participantes. Queremos mostrar que Aracaju está preparada e de braços abertos para receber os nossos visitantes lusitanos e de outros países da Europa”, ressalta Jorge Fraga.