No mês em que as ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero se potencializam em direção a um diagnóstico precoce e a consequente cura, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou ontem, 16, os atendimentos às mulheres de 25 a 64 anos residentes em Aracaju para atualização dos exames clínicos das mamas, citopatológico do colo do útero e testes rápidos de gravidez, HIV, sífilis e Hepatites B e C.
A ação segue até o dia 20 deste mês, com atendimento das 10h às 12h e das 13h às 18h. Além dos exames preventivos, a SMS oferta, nestes locais, a verificação de pressão arterial e glicemia capilar e atualização do cartão vacinal para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade. Nos Shoppings Riomar e Jardins, o consultório está localizado no ponto de vacinação.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que as ações promovidas durante o Outubro Rosa são realizadas durante todo o ano e que a oferta dos exames preventivos nos shoppings visa facilitar o acesso à saúde, sobretudo para as mulheres que por falta de tempo não realizam os exames.
“Sabemos que o câncer de mama é um dos que mais acometem as mulheres e durante a campanha do Outubro Rosa nós intensificamos ainda mais as ações de prevenção e conscientização. É a primeira vez que, em parceria com os shoppings, nós estamos promovendo um consultório para atendimento às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. O nosso intuito é que elas venham até o consultório para serem avaliadas pela equipe de enfermagem, realizem o exame clínico das mamas e citopatológico, bem como se estiverem no período de solicitação de exames como mamografia, ultrassonografia da mama ou transvaginal, poderá solicitar aqui mesmo”, destaca Waneska Barboza.
Foi o que fez a autônoma Solange Maria, de 49 anos. Ela soube da oferta do serviço por um informativo oficial da Prefeitura de Aracaju e se deslocou do Centro ao shopping Riomar para realizar os exames.
“Quando a gente passa dos 45 anos se faz muito necessário fazer o exame de lâmina e de mana porque a idade vem chegando e a mulher precisa se cuidar. Eu aproveitei o Outubro Rosa para verificar se está tudo bem comigo. A minha mãe teve câncer de colo do útero e teve a oportunidade de se cuidar porque descobriu cedo e foi curada. É um exemplo que eu sigo”, conta Solange Maria.
Aos 33 anos, Luana Moura, assistente social, também saiu de casa nesta segunda-feira para cuidar da saúde e atualizar os exames que ainda não tinha realizado. “Eu procuro sempre fazer os exames, mas não faço rigorosamente uma vez por ano, as vezes por conta do trabalho. Foi pela facilidade do acesso que eu me interessei por essa ação, pois por ser no shopping, em um horário mais estendido, eu escolhi vir. É muito interessante, inclusive, até para as pessoas que trabalham aqui no shopping e isso vai facilitar bastante”, avalia.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…