Categorias: Cidades

Prefeitura orienta sobre descarte adequado de medicamentos

Compartilhe:

O descarte irregular de medicamentos pode afetar a saúde das pessoas e o meio ambiente. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta a população a observar o manejo e descarte adequados de medicamentos vencidos ou que não servem mais para a utilização.

Farmácia municipal

“O cidadão que precisa descartar medicamentos impróprios para consumo [vencidos ou inutilizados] deve procurar uma das drogarias licenciadas. Em Aracaju, há uma rede de drogarias que desenvolve um programa chamado Descarte Consciente. Algumas lojas disponibilizam um dispositivo onde as pessoas podem descartar os medicamentos”, explica a gerente de Medicamentos e Produtos para a Saúde da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Aracaju, Renata Cláudio.

Ainda segundo a gerente, a disponibilidade de locais apropriados para o descarte de medicamentos em estabelecimentos farmacêuticos é direcionada somente para a população. “As drogarias licenciadas mantêm contrato com empresas devidamente licenciadas para realizar a coleta e descarte regular dos medicamentos médicos. Ela passa pela farmácia, recolhe os medicamentos descartados pela população e os encaminha para incineração ou diretamente para um aterro sanitário de classe 1, específico para destinação final de resíduos químicos, diferente dos aterros sanitários que recebem resíduos domiciliares”, detalha a gerente.

Estabelecimentos de saúde

Para os hospitais, farmácias e drogarias que têm um volume considerável de medicamentos, a Vigilância Sanitária exige que estes possuam um contrato com empresas coletoras de resíduos.

“Por sua vez, as empresas coletoras são autorizadas, não só pelo órgão ambiental, necessitam também ter licença sanitária para funcionar, bem como veículos apropriados para a coleta desse material. As empresas devem ter, junto a esses estabelecimentos, uma rotina de coleta. Pode ser semanal, mensal ou anual, vai depender do volume gerado. Esse fluxo deve obedecer às normas sanitárias e, uma vez adequado a essas exigências, o estabelecimento se torna licenciado pela Vigilância Sanitária”, complementa Renata Cláudio.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

5 horas atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

6 horas atrás

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…

8 horas atrás

Conheça a vinícola Beni di Batasiolo e seus vinhos maravilhosos

  Por Sílvio Farias (*)   Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…

8 horas atrás

João Ribeiro e Sílvio Romero: dois gigantes sergipanos e suas efemérides 

  Por Acácia Rios (*)   A rua é um fator de vida das cidades,…

9 horas atrás

Ironman: SMTT organiza operação de trânsito para garantir segurança e mobilidade durante o evento

  Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…

1 dia atrás