Um ambiente de trânsito ideal, com boa convivência entre condutores, ciclistas e pedestres, requer alguns comportamentos essenciais, a exemplo de uma boa conduta, respeito às regras, além da consciência de cada um sobre seus direitos e deveres. Preocupada com a preservação da vida e a boa convivência no trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), intensificará as ações educativas a fim de orientar e conscientizar a população acerca do funcionamento dos novos corredores de mobilidade da capital.
A partir do dia 11 de agosto, quando os corredores Augusto Franco, Beira Mar, Centro/Jardins e Hermes Fontes entram em pleno funcionamento, será iniciada uma campanha da SMTT, com ações educativas direcionadas de maneira específica para essas vias. De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, a campanha educativa dá prioridade aos quatro novos corredores da capital, mas mantém um foco maior para o corredor Hermes Fontes, onde as faixas exclusivas para ônibus funcionarão em tempo integral.
“Em que pese já ser um modelo adotado em várias cidades do país, como Fortaleza, São Paulo, o corredor Hermes Fontes é novidade para a população de Aracaju. Por isso, a campanha terá um foco maior nele, com distribuição de panfletos, com placas educativas, com agentes de trânsito e com a equipe de educação para o trânsito sensibilizando pedestres sobre a forma correta de travessia, bem como sensibilizando motoristas sobre o respeito não apenas da questão da travessia, mas também da obediência na faixa exclusiva do transporte público”, reforça o superintendente.
Somente esse ano, a SMTT já realizou mais de 160 ações educativas de trânsito na capital. Renato Telles reitera que é por meio dessas atividades que as informações são levadas à população de uma forma mais alegre, com uma abordagem que tende a ser mais receptiva.
“A equipe de educação para o trânsito é sempre muito bem recebida. Não é à toa que, ao longo destes anos, fizemos várias ações e somos sempre convidados pelas empresas, pelas escolas, sejam elas públicas ou particulares, para levar informação de forma lúdica. É um programa muito bonito, que eu tenho certeza que vai dar certo também para os corredores”, destaca.
Visando um trânsito mais fluido, principalmente para os usuários do transporte coletivo, para que possam chegar aos seus destinos de maneira mais célere, o corredor Hermes Fontes, que vai da avenida Barão de Maruim até o conjunto Orlando Dantas, traz um novo modelo de ponto de ônibus para Aracaju, com os abrigos instalados no canteiro central da via. Com isso, a partir do funcionamento das faixas exclusivas, pedestres e condutores precisarão redobrar a atenção, conforme explica o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
“Estaremos com uma ação um pouco diferente do formato que já vem sendo feito rotineiramente pelas equipes. O foco, dessa vez, é alertar o pedestre no sentido de que ele busque, com segurança, o local adequado para acessar os ônibus, e também no desembarque, que ele siga o destino de forma segura, tendo em vista o formato do corredor, diferenciado dos demais, com os abrigos no centro da via. O objetivo é justamente reforçar com o pedestre que, no trânsito, ele também tem que ter atenção e compromisso de manter a segurança a partir das suas ações”, enfatiza o diretor.
Além do pedestre, a campanha também direciona as ações aos condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e motoristas rodoviários. Segundo o diretor, serão realizadas abordagens através da equipe de educação de trânsito da SMTT, bem como dos próprios agentes, levando uma mensagem que reforça o entendimento de que cada integrante do trânsito deve dispensar comportamentos voltados à segurança.
“Os condutores têm que estar bastante atentos às regras específicas de cada corredor, tendo em vista que tem uma diferenciação. O corredor Hermes Fontes é o único que será exclusivo, e os demais terão especificações como dias e horários. Isso precisa ser observado. A sinalização já está devidamente instalada. O respeito à faixa de pedestres nestes corredores é sempre uma abordagem que vai ser feita, para que a população entenda que não deve parar sobre a lombofaixa, e sim antes dela, priorizando a segurança do pedestre”, explica Alcântara.
Ainda conforme o diretor, essas ações integram o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e têm como principal objetivo reduzir sinistros de trânsito nas vias, portanto, “elas complementam as fiscalizações, levando mensagem educativa aos integrantes do trânsito”, para que possam assumir suas responsabilidades e garantir uma boa convivência e um trânsito seguro. Por isso, Thiago Alcântara reforça como cada um deve se comportar.
“O pedestre precisa sinalizar que quer atravessar na faixa para ter o direito de preferência garantido, mas também tem que fazer uma travessia em linha reta, correta e sem correr. Para os motoristas de ônibus também será feita uma orientação específica através das empresas e uma instrução mais detalhada do funcionamento em si do corredor, especificamente o Hermes Fontes. A campanha ressalta que cada um terá a sua contribuição com relação à questão da segurança”, acrescenta.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…