Categorias: Cidades

Presidente da Adema diz que Petrobras “é mentirosa”; estatal não disponibilizou boias

Compartilhe:

O diretor presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em Sergipe, Gilvan Dias, disse hoje, 10, que “a Petrobras saiu com uma nota mentirosa, dizendo que disponibilizou as barreiras de contenção de óleo para nós, mas não chegou foi nada”. Para ele, o posicionamento da estatal, diante do grave problema que o Estado atravessa, foi de um “desrespeito muito grande. A Petrobras, que muito leva dos nossos recursos, numa hora dessas, não ajuda em nada”, completou. A decisão sobre uma possível ação judicial contra a estatal, por parte do Governo de Sergipe, poderá ocorrer nesta sexta-feira, 11.

A Celse colocou boias no rio Sergipe
Fotos: Adema

Na quarta-feira, a Petrobras foi questionada sobre o porquê de não disponibilizar as boias e mandar a seguinte informação, nesta quinta: “A Petrobras atua na tarefa de limpeza das praias sob coordenação do Ibama. Portanto, a estratégia de atuação é emanada por este órgão. Com relação à demanda de barreiras de contenção, a Petrobras informa que as mesmas já foram disponibilizadas para a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema)”.

“A Adema não faz colocação de boias. Quem coloca é a Petrobras, através da empresa terceirizada”, rebateu Gilvan Dias.

Hoje, a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) instalou 200 metros de boias absorventes no Rio Sergipe, na região da Barra dos Coqueiros, isso porque nesta área apareceram manchas de óleo. No entanto, ainda são necessárias boias nos rios São Francisco, Vaza Barris, Real e Japaratuba.  “Vamos comprar as boias amanhã para estes outros locais”, garantiu Gilvan Dias. Esse trabalho faz parte das medidas do decreto de emergência referente às ações previstas no Plano de Emergência Individual (EPI).

Abastecimento de água

Em virtude da situação grave em Sergipe, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), responsável pelo abastecimento de água no Estado, garantiu que tem tomado todas as providências cautelares para manter a distribuição regular e com qualidade.

Links relacionados:

Boias devem conter avanço de óleo para os rios sergipanos

Governo de Sergipe terá que comprar boias para conter avanço de óleo nos rios

Segundo a empresa, embora essas manchas de óleo tenham alcançado a foz do Rio São Francisco, não há captação no local afetado. “Ainda assim, desde o aparecimento das manchas, nossos técnicos estão monitorando e coletando diariamente a água, fazendo testes para assegurar a qualidade e descartar a toxicidade, não encontrando até o momento, vestígios de contaminação”, disse a empresa por meio de uma nota.

Dentre as medidas preventivas tomadas pela Deso para assegurar que os locais de captação não sejam afetados, estão o isolamento através de telas, das captações flutuantes, em Brejo Grande e Ilha das Flores, municípios onde estão as captações mais próximas das manchas encontradas.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Shoppings funcionam em horário especial neste feriadão

  Em virtude das celebrações da Semana Santa e do feriado em homenagem a Tiradentes, os…

12 horas atrás

Petrobras investirá US$ 1,7 bi na retirada de plataformas em Sergipe

  A Petrobras anunciou o início de uma nova etapa do Programa de Descomissionamento de…

18 horas atrás

Quinta do Valdoeiro: Tradição e inovação na produção de vinhos de excelência

  Por Silvio Farias (*)   ituada na freguesia da Vacariça, concelho de Mealhada, na…

19 horas atrás

Confira o que abre e o que fecha nos dias da Semana Santa e Tiradentes, em Aracaju

  A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo (Decreto nº 8.091), assim como o governo…

1 dia atrás

Chegou a hora de o Brasil vender os lenços

  Por Juliano César Souto (*)   Como a inflexão geopolítica global pode abrir caminho…

2 dias atrás

A comunicação de Jesus Cristo na Semana Santa

  Por Diego da Costa (*)   urante a Semana Santa, refletimos sobre a vida…

2 dias atrás