Embora seja desejo do presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, reiniciar o Campeonato Estadual a partir do dia 28 de junho, há lideranças do setor esportivo que não concordam com este retorno. É o caso do presidente do Frei Paulistano, Daniel Menezes, devido ao aumento no número de casos da covid-19 no Estado.
De fato, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (SES) divulgado na noite do sábado, mostrou que foram registrados mais 395 casos e 10 mortes pela covid-19. Com isso, Sergipe contabiliza 8.972 pessoas infectadas e 208 mortes. Para completar, Sergipe possui o terceiro pior índice de isolamento social do país com 32,4%, segundo o Mapa Brasileiro da covid-19.
Daniel Menezes diz que “o momento é de prudência” e que como o número de casos da covid-19 está aumentando “tem que pensar nisso aí”. Em entrevista à rádio Aperipê, o presidente da FSF, Milton Dantas, disse que quer o retorno do Campeonato e foi incisivo. “Eu garanto que a volta do futebol não vai colocar em risco de forma alguma”. Apesar disso, ele diz que “ninguém está livre de ser infectado”.
Ele acrescentou ainda que a FSF não está forçando a barra e isso foi discutido com os clubes. No entanto, ele dá sinal de mudança na previsão inicial do retorno do campeonato ao fazer um apelo. “Nós queremos só a atenção dos nossos governantes para que indiquem uma data”.
Para Daniel Menezes, não se pode fazer previsão sem o posicionamento de quem realmente está na área do conhecimento técnico e cientifico, disse referindo-se às autoridades de saúde.
Suspensão de contratos
Com a paralisação do futebol, a diretoria do Frei Paulistano suspendeu os contratos de trabalho dos jogadores com base na Medida Provisória 936 editada pelo Governo Federal.
O Campeonato Sergipano foi suspenso após a conclusão da primeira rodada do quadrangular final, por causa da pandemia da covid-19. E restam cinco rodadas para o término da competição. O Frei Paulistano, atual campeão estadual, está na briga pela conquista do bicampeonato.
Pela Copa do Nordeste, o Frei Paulistano já está desclassificado. Mas ainda falta um jogo contra o Imperatriz (MA). O Touro do Agreste também disputará a série D, do Brasileirão.
Classificação do quadrangular final do Sergipão
Confiança – 03 pontos
Frei Paulistano – 01 ponto
Sergipe – 01 ponto
Itabaiana – 0 ponto
.
.