Kaio Lobo (*)
A presidente do Sindicato dos Cabeleireiros e Similares Autônomos (Sindicab), Rosemaria Leite, disse que hoje boa parte dos profissionais “está muito feliz de, pelo menos, três dias na semana estar trabalhando”. Para ela, no entanto, o ideal é que a liberação fosse para todos os dias. Os salões de beleza e barbearias reabriram hoje, 02, e as atividades acontecerão sempre às terças, quintas e sextas-feiras.
Segundo decreto estadual, os salões devem atender a 50% da capacidade nesta primeira fase chamada de laranja, com a abertura gradual do comércio. Todos os estabelecimentos têm que seguir todas as normas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias do estado e do município.
Rosemaria Leite teme que, por abrir somente três dias na semana, os salões e barbearias tenham um aumento no fluxo de clientes. “Se fosse todos os dias e ainda sim os 50% o fluxo seria melhor, porque assim distribuiria clientes ao longo dos seis dias trabalhados”, explica a presidente.
Com a iminência ainda do novo coronavírus os profissionais da beleza e estética foram alertados das medidas de segurança. Por conta disso, em parceria com o Sebrae, distribuíram cartilhas digitalmente para evitar uma ida ao Sindicab, deixando assim os servidores em casa e com todas as novas alterações e normas de higienização. “Todos os equipamentos de proteção individual que a vigilância sanitária orientou vamos utilizar”, destaca.
Além da higienização do ambiente, os profissionais devem alertar aos clientes que evitem levar acompanhantes. “É uma prática muito corriqueira nos salões os clientes levarem parentes e amigos. Como temos que respeitar os 50%, estamos avisando aos profissionais”, disse Rosemaria.
Com a retomada das atividades em salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos do segmento de higiene, a Prefeitura de Aracaju reforça as ações de orientação e fiscalização nos estabelecimentos comerciais. A reabertura gradual, prevista no decreto publicado na quarta-feira, 1º, indica as condições de biossegurança necessárias para a realização do serviços.
Somente na manhã desta quinta-feira, 2, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), Defesa Civil e Guarda Municipal (GMA), averiguaram 22 estabelecimentos. Entre os locais visitados 10 foram notificados e 12 receberam orientações para adequações.
(*) Estagiário sob orientação do jornalista Antônio Carlos Garcia
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…