O presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindmuse), Tonico Saraiva, participará, entre os dias 1º e 2 de novembro, no Hotel Windsor Plaza, em Copacabana, no Rio de Janeiro, do 1º Encontro dos Sindicato de Músicos do Brasil (Esmub). Ele foi convidado pelo presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, Teo Lima, para contar sobre as suas experiências como líder sindical em Sergipe. “Vamos levar experiências positivas, a exemplo do avanço que tivemos e afastar a figura do atravessador nos contratos de músicos e prefeituras”, destacou.
De acordo com Tonico Saraiva, hoje todos os contratos entre o governo do Estado, prefeituras e músicos são feitos diretamente. Tonico espera que essa experiência sergipana seja estendida para outros estados da federação, que ainda têm a figura do atravessador. No 1º Esmub estarão presentes sindicalista do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins, num total de nove – incluindo Sergipe, claro.
“Fiquei muito honrado com o convite do Teo Lima, músico consagrado, com 80 anos de vida, baterista de Ivan Lins. “Ele me convidou por saber da nossa luta e pelo trabalho sério que estamos fazendo em Sergipe”, frisou Tonico Saraiva. O sindicalista sergipano quer, nesse encontro, estimular o intercâmbio dos músicos sergipanos com outros profissionais espalhados pelo mundo. “Faço parte desta discussão e vou reforçar essas ideias”, afirmou.
O evento, no Rio de Janeiro, tem o apoio da Federação Internacional de Músicos (FIM) e do SindMusiRJ. Há uma programação especial que inclui seminário sobre temas relevantes para a classe musical, como plataformas de streaming; direitos trabalhistas; acordos coletivos; saúde e segurança no trabalho; inteligência artificial e seus impactos nos músicos e na indústria; e liberdade, igualdade e equidade no setor musical.
Adelmo Ribeiro, presidente do SINDMUSSP, estará não só representando o sindicato, mas também falará sobre os diversos tópicos do evento expondo especialmente a realidade de São Paulo: “Nosso trabalho em São Paulo vem sendo destaque. Aceitei o convite da FIM através do querido companheiro Teo Lima, presidente do Sindmusi-RJ, para uma união histórica dos Sindicatos dos Músicos de todo o Brasil, acreditando que colheremos bons frutos, nos juntando a uma organização internacional que defende os direitos do músico profissional”, destacou.
Entre os presentes estarão John Acosta, coordenador regional da FIM para América Latina e Caribe, e Benoît Machuel, secretário-geral da FIM.
Já os palestrantes confirmados incluem Eduardo Nascimento de Souza, do Escritório Regional do Ministério da Cultura no RJ; Dr. Edson Júnior, advogado da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística no RJ; Leonardo de Marchi, professor da UFRJ e autor do livro A Indústria Fonográfica Digital: Formação, Lógica e Tendências; Cesar Andrade Machado de Morais, Coordenador-Geral de Regulação de Direitos Autorais e Intelectuais do MinC; Luciana Requião, Diretora do Trabalho no SindMusiRJ; Patrícia Rodrigues, representante do Movimento das Mulheres Sambistas do RJ; e Hudson Lima, Coordenador de Ópera e Música de Concerto da Funarte.
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) celebrará o Dia do Músico, nesta sexta-feira, 22,…
Em busca de compartilhar experiências e adquirir conhecimentos sobre o segmento energético, o Governo…
Por Cleomir Santos (*) om o anúncio da Meta sobre o fim dos…
Em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20, alguns…