Importante indicador de efetividade do trabalho das forças de segurança pública, Sergipe registrou 5.379 prisões decorrentes da prática do crime de tráfico de drogas em todo o território sergipano, nos últimos seis anos – 2016 a 2021.
Em paralelo, um outro importante indicador, que está ligado ao tráfico de drogas, é a quantidade de armas de fogo ilegais apreendidas pelas forças de segurança pública estaduais. Em seis anos, foram 8.475 apreensões de armas de fogo.
Ambos os crimes estão interligados e impactam em outras investidas criminosas, já que diversos homicídios – praticados com armas de fogo – são cometidos em disputas por territórios de venda das drogas ou por cobrança de dívidas de valores relacionados aos entorpecentes.
Além disso, nesse âmbito de homicídios, pessoas inocentes podem ser vítimas de disparos de arma de fogo ou por estarem transitando no local, ou por terem sido vítimas de roubos praticados justamente para manter o comércio ilegal de drogas.
Por isso, as equipes das forças de segurança pública foram reforçadas e estão atuando no enfrentamento aos crimes de tráfico de drogas e de apreensões de armas de fogo ilegais em todo o território sergipano.