A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebeu em 2018 e no início deste ano, 220 reclamações de consumidores contra as Lojas Riachuelo e autuou a empresa por propaganda enganosa. O caso mais recente é da agente de reservas, Karine Guimarães que fez uma compra na filial no Shopping Jardins, no valor de R$ 659, pediu para parcelar em cinco vezes sem juros, mas a funcionária dividiu a compra em oito parcelas, a vencer em março, gerando um prejuízo para a consumidora de R$ 200, pois a conta total ficaria em R$ 859.
A queixa foi registrada no Procon no dia 11 de janeiro. Karine diz que essa prática – aumentar o número de parcelas das compras dos clientes, cobrando juros – é muito comum nas lojas, no final do ano, porque os funcionários têm que “bater meta”, ou seja, chegar a um teto estipulado de vendas. “Eu trabalhei em shopping e sei o que é isso”, disse Karine, condenando a postura de estabelecimentos que agem dessa maneira.
O diretor estadual do Procon, Andrews Mathews, disse que a empresa será autuada por propaganda enganosa e isso pode gerar uma multa que vai variar entre R$ 1 mil a R$ 10 mil, dependendo do faturamento da empresa. Esse dinheiro a ser pago vai para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.
Resposta – Dois dias depois de publicada essa reportagem, a assessoria de imprensa da Riachuelo enviou, hoje, 16, sua posição quanto as reclamações dos consumidores do Procon em Sergipe. A empresa diz que o número de reclamações – 220 – não condiz com a realidade.
E esclarece o seguinte: ” ainda aproveita para esclarecer que nas vendas com incidência de juros pela opção de parcelamento (acima de 5x), o prazo para o primeiro pagamento é estendido (no mínimo, de 2 meses). Durante esse período, o cliente pode visualizar as informações de parcelamento no app Cartões Riachuelo ou na opção “Conta Online” do site da Midway Financeira”
A empresa afirma, ainda, que ” quanto às informações relacionadas à esta modalidade de pagamento, elas são amplamente divulgadas em nossas lojas, em diversas áreas, inclusive nos caixas, onde dispomos de monitores cujo visor, voltado ao cliente, apresenta todas as informações transacionais (preço do produto, valor total da compra, quantidade e valor de cada parcela, data do primeiro pagamento) – mesmas informações impressas no cupom de venda, assinado pelo cliente”
Matéria atualizada às 19h31,do dia 16 de janeiro, com a resposta da assessoria de imprensa da Riachuelo.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…