O Programa Anjos Azuis, desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju, foi um dos principais destaques do I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, e que terminou na noite da sexta-feira. O programa foi selecionado pela Prefeitura de Natal, com um caso de sucesso na área de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania. O Anjos Azuis atende a uma demanda da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que define o guarda municipal como um agente de cidadania.
O evento teve como norteador os debates e apresentações com a temática “Segurança Cidadã: Prevenção da Violência e Fortalecimento da Cidadania”. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) de Natal, Osório Jácome, a Prefeitura de Natal parte na frente quando realiza o workshop, e dá um importante passo para a promoção da capacidade dos gestores de segurança pública na administração de conflitos sociais e na concepção de um modelo de segurança cidadã viável para combater e diminuir a violência social. “O workshop traz um tema muito importante. Vamos tirar lições importantes para que possamos fazer a nossa parte”, declarou Jácome.
A programação contemplou a participação de técnicos da área de segurança conhecidos nacionalmente, a exemplo da titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, que proferiu palestra abordando o tema “As Novas Diretrizes do Senasp/MJ: Pacto pela redução da violência”, e do consultor, escritor e ex-gestor da Senasp, Ricardo Brisolla Balestreri, que falou dos “Desafios e Perspectivas no Cenário Contemporâneo da Segurança Pública Municipal”.
Anjos – De Aracaju, participaram do evento a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão, e os coordenadores dos projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas, os guardas municipais Eliene Oliveira, Pâmela Schardosim e Marcílio Barbosa. O programa em questão prevê ações de caráter preventivo nos mais diversos espaços públicos, sendo executado pelos guardas municipais de Aracaju e suas entidades parceiras. Ele se desmembra em dois projetos, o Projeto ‘Guarda Cidadã’ e o ‘Projeto Anjos Azuis na Escola’.
O primeiro se volta às séries iniciais do Ensino Fundamental e o segundo, às séries finais; com metodologias e temáticas apropriadas para cada público. Nesse contexto, a GMA está cada vez mais presente nos espaços públicos, sobretudo nas escolas municipais, reformulando suas ações com vistas à prevenção e à articulação com a sociedade.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…