Investir em educação é o caminho mais curto para construção de um futuro melhor e mais promissor para o desenvolvimento social e econômico da sociedade, pensando nisso é que o professor Fabiano Oliveira desenvolveu um projeto inovador de ensino, que mistura aprendizado e diversão numa mesma aula. O projeto será lançado no próximo dia 26 de maio, no Colégio Estadual Poeta Garcia Rosa, e terá como principal objetivo preparar os estudantes que participarão das avaliações realizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
O SAEB funciona como um termômetro, que irá medir a eficiência e o preparo dos estudantes dos estados e municípios, avaliando os níveis de aprendizagem dos alunos. E é justamente nesse contexto de eficiência e eficácia que a “Aula-show Saebinho” chega para acrescentar. “O que estamos trazendo é uma super aula de língua portuguesa, para crianças e jovens do ensino fundamental e médio, através de metodologias ativas, em que os conteúdos do Saeb e seus descritores são ministrados de maneira lúdica e atrativa”. Música, jogos, paródias e vídeos são utilizados como recursos para reter a atenção dos estudantes. A linguagem utilizada é a do entretenimento. A aula é projetada para quadras, ginásios de esportes, teatros e auditórios”, detalha o professor Fabiano Oliveira.
Ansioso pela estreia do seu projeto junto aos estudantes sergipanos, o professor destaca a importância do mesmo para promover melhorias efetivas nos resultados educacionais do estado e dos municípios sergipanos. “O Saebinho é um projeto que promove o momento de encontro do aluno com os conteúdos cobrados no Saeb. São esses resultados que irão alavancar os índices do Ideb, que demonstram a eficiência da gestão na educação. Por isso, é de fundamental importância que ações sejam feitas para divulgar, incentivar e popularizar a prova do Saeb entre alunos e escolas, visto que, de forma gradativa, as notas dos alunos serão utilizadas como “Enem seriado”, sendo utilizada como fator decisivo para a entrada do aluno na Universidade”, relata Fabiano.
A aula-show é interativa, gamificada e cheia de aprendizagens, focada no ensino dos alunos do 5º ao 9º ano. A aula traz os 6 tópicos exigidos pela prova do Saeb e seus descritores de modo interativo e motivacional com muita música, vídeos, paródias e pequenas gincanas que são feitas dentro da aula show com o objetivo de provocar o aluno para fazer a prova com responsabilidade e foco. “Como sabemos a um certo desinteresse dos estudantes por provas que medem os conhecimentos, desta forma o Projeto Saebinho pode ser um recurso para conscientizar, estimular, atrair e aumentar a autoestima do aluno, provocando a melhora efetiva dos resultados avaliativos para o estado e os municípios”, afirma.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…