O pôr do sol é o fenômeno que também batiza a Orla Jornalista Cleomar Brandi, localizada no bairro Mosqueiro, zona Sul da capital. Mas, para além dessa beleza natural, a estrutura construída à beira das águas calmas do rio Vaza-Barris fez do cenário uma sede ideal para as atividades esportivas do Projeto Verão 2023, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe.
Com aproximadamente 1 km de extensão, a Orla Pôr do Sol é o ponto de partida de diversos passeios turísticos e está inserida nos trechos de balizamento náutico do Vaza-Barris, entregue pela Prefeitura em maio de 2022, atendendo à demanda da Marinha do Brasil. Realizado com recursos próprios, num investimento de R$ 380 mil, o balizamento foi feito a fim de reduzir os riscos de acidentes náuticos na região.
Oferecendo esse aporte em sua estrutura, o local possibilitará a realização do aquathlon, da corrida de barco e do stand up, competições organizadas pela Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), que acontecerão no domingo, 12, segundo dia de atividades esportivas do Projeto Verão 2023.
O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, destacou a estratégia de inserir essas modalidades no local com o intuito de valorizar os espaços de Aracaju.
“A Orla Pôr do Sol é um cartão-postal da nossa cidade, que atrai aracajuanos e turistas de todo o Brasil. Dessa maneira, levar o Projeto Verão para esse lugar, difunde ainda mais o seu caráter turístico, além de valorizar o comércio e a população daquela região”, pontua o gestor.
Nesse sentido o representante das Canoas a Vela Sergipanas, Marcos André, que também fez parte da equipe técnica que estruturou as competições na Orla, ressalta a qualidade da estrutura do local.
“A organização da Orla Pôr do Sol oferece condições para que sejam realizados eventos desse porte, até porque apresenta a sinalização adequada para as embarcações e banhistas, garantindo a segurança de todos os participantes”, afirma ele.
Além disso, Marcos reconhece a importância da inserção da corrida de canoa a vela no evento, pois valoriza a cultura dos povos ribeirinhos.
“Essa embarcação faz parte da cultura do nosso estado, por toda função como meio de transporte, por ser a fonte de renda de muitas famílias e, agora, sendo também um meio de lazer com essa competição, fazendo as pessoas perceberem o valor simbólico delas, até porque são construídas artesanalmente”, disse emocionado o canoísta.
A competição na Orla Pôr do Sol também contribuirá para fortalecer o trabalho de comerciantes que residem no lugar. De acordo com a vendedora ambulante, Marleide dos Santos, “o evento vai atrair mais pessoas da capital e turistas, assim nossas vendas poderão ser ainda melhores, trazendo melhorias para os moradores e vendedores do Mosqueiro”, disse animada a comerciante.
A programação do evento na Orla Pôr do Sol começa às 7h com o aquathlon e o stand up; a partir das 9h, a Dj Zizzi ficará responsável por animar o local com muita música; já às 10h terá a corrida de barcos e, a partir das 11h, o Dj Samy encerrará as atividades.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…