Negócios

Projeto Verão 2023: representantes de setores econômicos aprovam retomada do evento

Compartilhe:

O anúncio da programação do Projeto Verão 2023, feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Fábio Mitidieri na quarta-feira (11), agradou  representantes de diversos setores da economia local. O evento, retomado após dois anos suspenso pela pandemia, será realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na capital sergipana.

Maurício Oliveira: entusiasmo

O superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Maurício Oliveira, considera que quando se estimula eventos e programação cultural, automaticamente movimenta-se a economia, pois, ressalta ele, o turismo chega a movimentar 52 categorias econômicas. “Portanto, quando se faz qualquer movimento nesse sentido, melhora para todos”, frisa.

“Recebemos o anúncio do Projeto Verão com bastante entusiasmo, com expectativa dos bares, restaurantes, da economia criativa. Realmente vai trazer mais dividendos, emprego e renda para o nosso estado. Tivemos um final de ano muito bom, com o Natal Iluminado, numa parceria entre Prefeitura e Fecomércio, e o Réveillon, ambos muito movimentados, e, agora, somos surpreendidos de maneira muito positiva com um evento como esse. Logo mais teremos o carnaval e esperamos que consigamos manter esse ritmo de eventos. Desta forma, construiremos, de fato, um ótimo ano novo”, declara Maurício.

Para o diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo, Gustavo Paixão, que é também presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado já inicia o ano gerando frutos positivos.

“O Projeto Verão é um evento que vai gerar muito emprego, muita renda. Sabemos o quanto o setor de eventos agrega. Quase 5% do PIB nacional é gerado pelo setor de eventos, aproximadamente seis milhões de empregos por ano. Acredito que Aracaju, que Sergipe só têm a ganhar com essa programação rica, extensa. É gerar turismo, movimentar a economia. E essa programação sendo anunciada um mês antes do evento é mais uma potencialidade para que se possa atrair mais turistas, para lotar hotéis, restaurantes, movimentar toda a cadeia dessa indústria”, aponta Gustavo.

Rico em diversidade, o Projeto Verão apoia e estimula o empreendedorismo, um dos ramos de atuação de do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Assim como na edição anterior, além das atrações artísticas, o evento terá uma Arena Criativa, na Orla da Atalaia, que contará com uma Tenda Multicultural, oficinas culturais, shows, cinema e feirinhas, além de uma Tenda Games.

Evento importante

A superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, ressalta que eventos como esse “são muito importantes” para movimentar o setor econômico e para o desenvolvimento de todo o setor produtivo. “Para nós que fazemos o Sebrae, o Projeto Verão é importantíssimo pelos pequenos negócios, movimenta os informais, dá oportunidade para que eles trabalhem com os seus produtos e para se inserirem num ambiente de negócios da melhor forma possível, para que contribuamos para o crescimento e desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, considera.

Fabiano Oliveira: “divulgar para atrair turistas”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira, ressalta que a união entre o Município e o Governo do Estado dá pujança ao setor de evento e garante um calendário anual que possibilita divulgar Sergipe “para além divisas”.

“Agora, o importante é divulgar para que possamos atrair os turistas, para que os estados vizinhos, principalmente Bahia e Alagoas, por exemplo, e o Brasil possam saber que temos uma programação desse quilate, desse nível. Estou muito feliz porque ver diversidade cultural, o Forró Caju e o Arraial do Povo, o Pré-Caju com o axé, e o Projeto Verão com essa mistura musical, além de termos passado pelo Natal Iluminado e o Réveillon, traz uma grande movimentação para a nossa cidade. Agora é valorizar e trabalhar”, complementa.

Artista sergipana reconhecida, Anntônia Amorosa, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), entende que a área do turismo precisa de um investimento forte e o Projeto Verão é um braço que fortalece o turismo e a cultura.

“Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto porque foram equipes específicas que montaram a programação e que, pela reação do público, agradou muito. Há atrações para todos os gostos e para vários segmentos. Não tenho dúvida que serão três dias de muita alegria, de muita celebração e de muitos investimentos. Essa é a cultura do entretenimento e um passo importante de uma parceria que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju consolidam em favor do turismo e da cultura”, frisa Amorosa.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, afirma que o evento tem condições de trazer não só artistas, mas fomenta a cultura, o esporte, a economia, num misto de benefícios.

“Prefeitura e Governo na união de esforços para desenvolver tanto o turismo, como gerar emprego, gerar renda. A ABIH está muito otimista com o turismo neste ano. O turismo foi uma das áreas mais prejudicadas durante a pandemia e tenho grandes expectativas no ano de 2023 porque ele já inicia com um evento dessa magnitude, numa parceria entre diversos entes, e que tem tudo para prosperar ainda mais nessa retomada de grandes eventos”, destaca Antônio Carlos.

Programação

Em três de shows, se apresentarão nos palcos do Projeto Verão 2023 Héloa, Anavitória, Biquíni Cavadão, Falcão, Reação, Anne Carol, Projota, Duda Beat, Melim, Os Faranis, Mestre Madruguinha, Maneva, Toni Garrido e DJ Marraia.

O público poderá conferir, também, além da Tenda Multicultural, na Orla da Atalaia, atividades esportivas como Futevôlei, Vôlei de Praia, Funcional, Surf, Beach Soccer, entre outros, na praia da Cinelândia e na Orla Pôr do Sol.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

5 horas atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

5 horas atrás

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…

7 horas atrás

Conheça a vinícola Beni di Batasiolo e seus vinhos maravilhosos

  Por Sílvio Farias (*)   Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…

7 horas atrás

João Ribeiro e Sílvio Romero: dois gigantes sergipanos e suas efemérides 

  Por Acácia Rios (*)   A rua é um fator de vida das cidades,…

8 horas atrás

Ironman: SMTT organiza operação de trânsito para garantir segurança e mobilidade durante o evento

  Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…

1 dia atrás