O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) numa prévia da inflação do mês – em outubro de 2021 – já subiu 1,20% , a maior alta desde 1995. Com isso, a inflação de 12 meses fica em 10,34%.
Com a inflação em 2 dígitos já devemos nos preocupar com o nosso padrão de vida, como falei em texto recente aqui no Só Sergipe. Mas as coisas podem complicar com três notícias vindas da Petrobras recentemente.
A empresa divulgou um aumento no óleo diesel de 9,2% e de 7% para a gasolina, com isso sabemos que o aumento que chega à bomba é sempre superior a estes percentuais.
Com o combustível mais caro, a tendência é que tudo na economia aumente, gerando assim, mais inflação e consequentemente juros mais altos.
A segunda notícia que preocupa é um provável desabastecimento do combustível já no mês de novembro de 2021.
Se essa previsão da Petrobras se concretizar, é possível que tenhamos todo o pais imobilizado, sendo que os danos sociais e econômicos disso seriam desastrosos.
Por fim, o governo disse que poderia vender parte de sua participação na Petrobras, deixando assim de ser o acionista majoritário da empresa, o que basicamente a deixaria privada.
Não vou entrar no mérito de se a privatização é ruim ou não, o que importa aqui é saber se nesse caso eles quebrariam parte do monopólio da empresa, o que permitiria outras empresas entrarem no mercado, ou se só termos um monopólio privado que pode em si ser desastroso?
Certo, isso tudo afeta nossa vida. E como devemos pensar em nos proteger desses efeitos? Algumas formas eu já falei anteriormente aqui no Só Sergipe, mas também digo: aprenda a investir no exterior.
Se você ainda não sabe que isso é legal e possível, recomendo que você me siga no Youtube e Instagram, pois irei começar uma série sobre isso, e sei que pode lhe auxiliar bastante na defesa do seu patrimônio contra a inflação.
(*) David Rocha é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.