O clima do verão é propício à alegria e diversão. E empresários e moradores do município de Pacatuba, distante 113 quilômetros da capital sergipana, estão com a expectativa alta para a realização da etapa do Verão Sergipe 2024 na cidade. O evento, retomado pelo Governo do Estado depois de dez anos de um hiato, vai acontecer entre os dias 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, e já tem modificado a rotina do local. Durante os três dias de realização, o público vai poder participar de shows artísticos e culturais, atividades esportivas e de lazer, além de espaço destinado à comercialização de artesanato e economia solidária. Entre as atrações já confirmadas para o município, Saulo, Nona, Reação, Nando Reis e The Baggios.
Desde o lançamento, o Verão Sergipe tem provocado um sentimento de alegria e ansiedade na comunidade local, que enxerga na sua realização uma oportunidade de fortalecimento do turismo no município e incremento à economia local.
A prefeita Manuella Almeida Souza relata a satisfação de todos no município com a inclusão de Pacatuba na programação do Verão Sergipe, neste ano de retorno do evento. “A notícia agradou a todos. Não é à toa que estamos com nossos hoteis e pousadas todos 100% lotados para a data. Inclusive as hospedagens de cidades vizinhas também estão sendo muito procuradas. Além disso, nativos da região de Pacatuba estão se organizando para colocar suas casas para alugar como forma de renda extra”, comemorou.
Apesar de ser um destino novo para a realização do evento, a prefeita revela as potencialidades do roteiro que vai além do Verão Sergipe. “É a primeira vez que recebemos um evento desse porte, mas tem tudo para dar certo. A gente espera que as pessoas venham trazendo bastante alegria, animação e Pacatuba está de portas abertas para receber todo o público que quiser participar do Verão Sergipe e também contemplar as nossas belezas naturais. Pacatuba é um pedacinho do paraíso. Aqui nós temos praia, rio, temos o nosso pantanal, temos muito o que mostrar. Quem não conhece e aqui chega se encanta”, disse.
O turismo da região será marcado com o antes e o depois da realização do Verão Sergipe. Isso é o que considera o secretário de Turismo de Pacatuba, Zé Roberto. “Um evento dessa magnitude vai transformar a visão do turismo no litoral norte de Sergipe. Com isso, para fazer um produto turístico atrativo, pujante, é necessário que aconteçam algumas ações de infraestrutura, como a SE-100, que já está sendo concluída pelo Governo do Estado, promovendo, assim, a mobilidade de quem vem até aqui ”, destacou.
Além disso, o secretário considerou que, para que o turismo seja um instrumento de transformação social, é necessário que aconteçam ações de infraestrutura e de preparação com cursos na área de hotelaria, restaurante, guia turístico e turismólogo para qualificar a receptividade do turista. “Tudo isso precisa ser feito para não ser um turismo de bata e volta. O turismo pode ser um instrumento de transformação social, gerando assim, renda, gerando emprego para essas comunidades ribeirinhas aqui do litoral norte”, analisou.
Empresários
O dono de uma pousada boutique na praia de Ponta dos Mangues, Pedro Moraes revelou que a realização do Verão Sergipe foi uma grata surpresa para o setor hoteleiro. “Há dois anos acreditamos no potencial de Ponta dos Mangues, sabendo que talvez demorasse para a região, até então virgem no turismo, pegasse. E em tão pouco tempo o Governo do Estado se atentou para a região como local para a realização do evento”, comemorou. Pedro chamou a atenção para o fato de a festa ser realizada num local fora do roteiro turístico tradicional e, portanto, despertar a curiosidade das pessoas para descobrirem o potencial do local. “Na minha opinião, as melhores bandas do Verão Sergipe vão estar lá. Se a atração é boa, a tendência é que mais pessoas vão até o local”, disse, feliz que a ocupação do seu estabelecimento na época da realização do evento já está em 100%.
Entusiasta do Verão Sergipe, Pedro Moraes contou que sempre curtiu a festa anos atrás e que dessa vez irá unir o útil ao agradável. “Não se faz turismo só com eventos, mas um dos braços do turismo é levar para o local grandes eventos. É também uma maneira de movimentar a economia local, envolvendo do pequeno comerciante ao grande”, observou. Ainda de acordo com o empresário, como é um local pouco explorado, é uma oportunidade de a população de lá olhar para o turismo de maneira diferente. “Inclusive, desde o anúncio da realização do Verão Sergipe em Ponta dos Mangues já tem despertado interesse nas pessoas em conhecer a região antes mesmo da data do evento”, observou.
Economia impulsionada
Quem também está animada com a realização do Verão Sergipe é a proprietária de um chalé na região, Lenalda Prado. “Esse tipo de evento desempenha um papel fundamental no impulso da economia local. Ao atrair visitantes para a região, não apenas proporciona uma injeção financeira para os negócios locais, mas também oferece uma plataforma valiosa para destacar a rica herança cultural, artística e do meio ambiente. Esses eventos são catalisadores de crescimento econômico”, afirmou.
Na opinião da empreendedora, a atração de visitantes, especialmente durante eventos, desperta o interesse nas pessoas por ser uma região ainda pouco conhecida. Para Lenalda, além da promoção de turismo em Pacatuba, a festa vai proporcionar geração de emprego e renda na comunidade local. “O aumento da atividade turística impulsiona setores como hospitalidade, alimentação, artesanato e outros, gerando oportunidades de emprego diretos e indiretos. Essa dinâmica econômica beneficia a comunidade ao promover um ciclo de prosperidade que se estende além do período do evento, deixando um impacto positivo à longo prazo”, opinou.
População
Com a realização do Verão Sergipe, os moradores da região enxergaram uma oportunidade de gerar renda. Paulo dos Santos, por exemplo, é dono de uma mercearia próximo ao local em que vai ser realizado o evento. Além de se planejar para aumentar o estoque dos seus mantimentos, estuda a possibilidade de durante os dois dias de show alugar a sua residência e servir de hospedagem a quem não conseguiu garantir uma vaga em hoteis e pousadas da região que estão lotadas. “Assim garanto dinheiro extra aproveitando o maior fluxo de pessoas em Pacatuba”, disse.
O produtor de camarão Sérgio França mora nas proximidades da festa e está contando os dias para a data do Verão Sergipe. “A festa vai ser muito boa para os moradores de Pacatuba. Está todo mundo comemorando, pois a gente acredita que por causa do aumento do número de pessoas por aqui vai trazer desenvolvimento para a região e, também, geração de renda”, analisou.
Uma das responsáveis por um restaurante na área do pantanal de Pacatuba, Maria José, também está animada para receber os turistas no local. “Nós estamos mais que preparados para o aumento de pessoas em nosso restaurante. Aqui é um local agradável e com comidas típicas da região, que são uma delícia”, convidou.
Artesanato
O município de Pacatuba tem tradição em produzir artesanato feito com a palha de taboa. Na loja da artesã Simone Dias, por exemplo, bolsas, cestos, esteiras e uma infinidade de produtos estão expostos para demonstrar o ofício passado por sua mãe quando ainda era criança. “Eu espero boas vendas, já estamos aumentando nossa produção pensando na data”, informou animada.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe 2024 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), com a colaboração da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Na programação prevista para Pacatuba estão confirmados, na sexta-feira, 19, a banda Reação, Nona, Saulo e Bhaskar. Já no sábado sobem ao palco The Baggios, Jau, Nando Reis e Jorge Ducci.