Negócios

Receita paga hoje restituições do quarto lote do IR 2022

Compartilhe:
WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramShareShare

A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões – 4.362.766 não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Chegou a hora de o Brasil vender os lenços

  Por Juliano César Souto (*)   Como a inflexão geopolítica global pode abrir caminho…

8 horas atrás

A comunicação de Jesus Cristo na Semana Santa

  Por Diego da Costa (*)   urante a Semana Santa, refletimos sobre a vida…

13 horas atrás

Energisa investe R$ 9,1 milhões para reforçar rede elétrica contra chuvas e raios

  A Energisa Sergipe iniciou as ações preventivas do seu plano de contingência operacional para…

15 horas atrás

Aneel aprova reajuste tarifário anual da Energisa Sergipe

  Nesta terça-feira, 15, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor…

1 dia atrás

Ocupação hoteleira em Sergipe na Páscoa chega a 92,11%

  A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) divulgou um levantamento que…

1 dia atrás

Iguá realiza programa social em obras de abastecimento

  A Iguá Sergipe, em fase de operação assistida, já executa quatro obras emergenciais de…

1 dia atrás