O ano letivo de 2022 da rede municipal de ensino de Aracaju terá início na próxima segunda-feira, 14, e será marcado pela continuidade das aulas presenciais, retomadas em setembro do ano passado, após meses de ensino remoto e híbrido por causa da pandemia da covid-19. Até o momento, a rede conta com quase 30 mil estudantes matriculados nas 74 unidades de ensino da capital.
O início das aulas estava agendado para o dia 7 deste mês, mas a Secretaria Municipal da Educação (Semed) adiou o prazo para fazer ajustes no planejamento pedagógico, a fim de garantir a segurança necessária.
“Apesar de termos retomado as aulas presenciais nos meses finais de 2021, este é o primeiro ano letivo iniciado de forma presencial desde o início da pandemia. Estamos muito animados com esse retorno, por isso estamos planejando as ações e adotando as medidas necessárias para garantir a viabilidade das aulas”, destaca Cecília Leite, secretária da Educação.
O início do período letivo acontecerá em um momento de avanço da vacinação das crianças de 5 a 11 anos e da aplicação da segunda dose nos adolescentes acima de 12 anos, o que, somado às ações adotadas nas escolas, traz mais tranquilidade para os pais, estudantes e professores.
O processo de retorno às aulas está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que lançou a Nota Técnica nº 03/2022, para orientar as escolas públicas e privadas sobre como proceder em casos suspeitos de covid. O documento apresenta as diretrizes para as escolas padronizarem as medidas de segurança, além de apresentar o protocolo em casos suspeitos de contaminação.
Cecília comenta que a preparação para este ano letivo teve início ainda no segundo semestre de 2021, quando a Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) iniciou a busca ativa dos alunos que não estavam frequentando a escola. “A busca ativa está sendo feita para evitar a evasão escolar, garantindo o direito básico das nossas crianças de terem acesso à educação”, enfatiza.
Para preparar o corpo docente para este ano letivo, a Semed realizou a Jornada Pedagógica da Educação 2022, encontro online com os professores da rede municipal realizado no último dia 4, para discutir o cumprimento das medidas de biossegurança, além de questões pedagógicas, como a preocupação na qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Desde a primeira semana de fevereiro, a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está realizando ações educativas nas proximidades das escolas, para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados, garantindo a segurança dos estudantes no perímetro escolar.
O início do semestre será marcado ainda pelo início do Projeto Florir, que entregará absorventes para estudantes que menstruam, evitando a evasão no período menstrual, situação que tem impactos diretos no desempenho escolar.
Em mais um ano de sucesso, a Matrícula Online para a rede municipal de ensino se encontra na última fase, com a reabertura das vagas remanescentes. São mais de 3.600 vagas disponíveis para a educação básica e para a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A solicitação da vaga deve ser feita através do endereço eletrônico aracaju.se.gov.br/matriculaonline, onde é possível conhecer as vagas disponíveis por escola e por bairro.
A Semed mantém uma equipe para sanar dúvidas e oferecer mais informações através dos telefones 3179-1538 ou 3179-1574, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; ou através do WhatsApp, pelo 98106-2969, das 7h às 17h.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…