Site do The Intercept Brasil, edição de hoje
Um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – número 015\2020 – aponta que até o dia 6 de abril o coronavírus (Covid-19) vai provocar mais de 5 mil mortes e 200 mil infectados em todo o país. O documento foi concluído no dia 23, às 22h10, e divulgado para os integrantes do Centro de Operações de Emergência-Coronavírus (COE-nCoV) com o carimbo de “sigiloso”.
O documento da Abin informa que “nova pesquisa científica mostra que duas em cada três infecções do novo coronavírus foram causadas por pessoas que não foram diagnosticadas com o vírus ou que não apresentavam sintomas”.
“Isso significa que as pessoas infectadas que se sentem saudáveis ou têm sintomas muito leves estão espalhando o vírus sem perceber, representando um grande desafio para a contenção da pandemia. Destaca ainda que os cientistas dizem que a probabilidade é que haja entre cinco e dez pessoas sem diagnóstico para cada caso confirmado’’.
A Abin é um órgão da Presidência da República, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo de decisão.
De acordo com o The Intercept Brasil, a Abin preparou uma projeção da demanda por leitos de UTI em duas semanas caso a curva da epidemia no Brasil seja semelhante à de Irã, Itália e China. Nesse caso, a Abin avalia que 10.385 leitos – ou 17,4% dos quase 60 mil disponíveis no país – estarão ocupados por doentes com casos graves de Covid-19.
A análise, diz a agência, é imprecisa, porque “o Ministério da Saúde divulga os dados dos casos confirmados e dos óbitos por Covid-19, o que não permite fazer projeções mais precisas sobre o crescimento dos casos no país”.
Se o percentual parece pequeno quando se olha para a média nacional, a impressão muda ao se analisar a situação dos estados mais afetados pela doença. No Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina e Acre, casos graves de infecção por coronavírus demandariam 46,3%, 44,5%, 30,6% e 30,4% dos leitos de UTI, respectivamente. Em apenas duas semanas.
Baixe Abin-Documento-23-Março
Fonte: The Intercept Brasil
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) sta semana, eu e minha esposa demos…
Por Acácia Rios (*) Ver o regresso dos Parafusos é como sentir que…
Apesar de ainda faltarem 16 dias para o Domingo de Páscoa, que este ano ocorre…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma linha de crédito de R$…
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte…
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem, por meio desta, esclarecer a população…