Depois de 35 dias cobrindo a Copa da Rússia, o repórter fotográfico Jorge Henrique Oliveira abre hoje, às 19 horas, uma exposição do Shopping Jardins, próximo a Livraria Escariz, intitulada “A Copa da Rússia e a Rússia da Copa” onde mostrará 93 trabalhos, alguns deles em preto e branco. A mostra prossegue até o dia 29 deste mês. Além de diversos flagrantes dos jogos, Jorge percorreu as ruas de Moscou com um olhar realista e romântico, com as devidas proporções, tal qual o fez o escritor russo Fiodor Dostoievski no conto Noites Brancas, ao mostrar a São Petersburgo através da história de amor entre Nástienka e o Sonhador.
Em Moscou, Jorge Henrique, com seu fiel escudeiro, o repórter Kleber Santos, se embrenhou nas ruas e, literalmente, viajou numa cultura totalmente diferente da tupiniquim.
“Serão imagens, inclusive com algumas em preto e branco, com destaque para os lances da Seleção Brasileira, pontos turísticos mais visitados pelos torcedores, e o dia-a-dia dos moradores deste país que sediou a Copa”, resumiu Jorge Henrique, que foi cobrir a Copa do Mundo para o Jornal da Cidade. A mostra está sendo coordenada pela arquiteta Lissandra Araújo e os textos que acompanham as fotos são de Kleber Santos.
Jorge se encantou com o que viu, a exemplo de uma estação de metrô. “É um luxo absurdo, algo muito imponente”, disse. Também lhe chamou a atenção as noites brancas. “Fiz uma foto perto da Catedral Cristo Salvador às 11 horas da noite e estava tudo claro. É um negócio bisonho”.
“Em Moscou são 250 teatros. Você não vê um papel no chão, nessa cidade cheia de gente e maior que São Paulo. Passeamos pelo rio Moscou que é limpíssimo e ficamos imaginando o Tietê, em São Paulo”, lembrou.
Quem tiver a oportunidade de “viajar” nas fotografias de Jorge Henrique, devidamente narradas por Kleber Santos, terá a oportunidade de ver ali revelado um pouco da história moderna e antiga da Rússia porque lá, as coisas do passado são preservadas e convivem harmonicamente com o presente.
Em tempo: noites brancas são um curioso fenômeno que ocorre em São Petersburgo devido a sua localização geográfica, com latitude igual ao Alasca e da Groenlândia, próxima ao Pólo Norte. Nessa fase, as noites ficam como os dias e milhares de turistas aproveitam para vivenciar essa experiência.
Biografia – Repórter fotográfico desde 1998, Jorge Henrique conquistou 19 prêmios na área em toda carreira.
Entre outros eventos jornalísticos, registrou a Copa do Mundo 2010 na África do Sul, Copa América em 2011 na Argentina, Copa das Confederações em 2013 no Brasil, a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e este ano o Mundial da Rússia.
Em 2015, cedeu seu olhar clínico para registrar eventos sociais, como formaturas e casamento, sempre sem perder sua especialidade: a criatividade.
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…