A II Rodada Multisetorial de Negócios, promovida pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Federação das Indústrias de Sergipe, gerou 772 encontros e a expectativa dos organizadores é que mais de R$ 48 milhões sejam comercializados nas futuras parcerias comerciais que irão acontecer nesses próximos meses. Foram 382 encontros entre as empresas ofertantes e os empreendimentos âncoras, 390 reuniões de negócios entre ofertantes e ofertados. Pelo menos 15 empresas âncoras e 90 empreendimentos fornecedores de bens e serviços participaram da Rodada.
Quem participou do evento ficou satisfeito, tanto quem representava as grandes empresas ancoras quantos os empreendedores ofertantes. É o caso de Michel Melo Andrade, gerente administrativo e financeiro da Sergisucos, que participou como empresa Ancora. O empreendimento, com mais de 20 anos no mercado, gera mais de 100 empregos diretos e indiretos.
“Foi uma oportunidade maravilhosa para a empresa, pois num único dia tivemos oportunidade de conversar com vários fornecedores. É a primeira vez que participamos e esperamos estar presente nas outras edições. Tivemos oportunidade de pegar o contato de diversos fornecedores de móveis, equipamentos elétricos, engenharia, entre outros, que serão uteis para os projetos da empresa”, diz Michel Melo.
Já Wilson Rocha, gerente de compras da Escurial, teve oportunidade de participar de outras rodadas de negócios e acredita na eficiência do evento. Com mais de 25 anos no mercado, a Escurial participou como empresa Ancora. Trata-se de um empreendimento que gera aproximadamente 280 empregos diretos, que demanda uma grande quantidade de produtos e serviços.
“O que mais motiva participar de uma rodada é a perspectiva de realizar negócios, conhecer novos fornecedores e prospectar mercado. Os encontros estão sendo bem proveitosos, com grandes chances de firmarmos novas parcerias comerciais. Vamos ter a oportunidade de ampliar nosso cadastro de fornecedores, diminuindo os custos operacionais da empresa”, explica Wilson Rocha.
Ofertantes
Estavam presentes 90 empresas ofertando diversos produtos e serviços, como material de limpeza, vassouras, sistemas de segurança, capacitação, movéis, seguros, softwares, vidros, transporte, tecnologia da informação, engenharia, arquitetura e urbanismo, lavanderia, sinalização coorporativa, pisos, etc. São empreendedores como Marcilio Campos de Menezes Filho, da Cadgraffics, que ofertava na rodada impressão 3 D. A Cadgraffics faz parte da Rede Petro SE, já possui a ISO 9001 e já participou de outras rodadas de negócios.
“A proposta principal, quando participamos de uma rodada, é conhecer novas empresas ancoras e ofertantes, onde temos oportunidade de realizar parcerias e divulgar nossos serviços para essas novas empresas. Nessa rodada estamos disponibilizando impressão digital e impressão em 3 D, uma inovação no mercado sergipano no qual a Cadgraffics é a pioneira”, destaca Marcilio Campos.
Para a gerente do Sebrae, Ana Teresa, o objetivo foi atingido. “Tivemos centenas de encontros que devem gerar excelentes negócios a curto e médio prazo. Acredito que até julho de 2016 novas parcerias comerciais estejam com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)”, afirmou.
A coordenação da Rodada ficou sob a responsabilidade da consultora Muna Yssa, da Talentos Humanos. Informações na Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae email: tecnologia.sebrae@se.sebrae.com.br , telefones (79) 2106-7710 e 2106-7725.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…