Sergipe participa, até amanhã, 10, da 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil (RuralTur), no município de Bananeiras, na Paraíba, mostrando a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, criada pela turismóloga Ellen Carvalho, que faz parte do projeto do Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura e Universidade Federal Fluminense “Experiências do Brasil Rural”.O evento, que tem o objetivo de promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade, é promovido pelo Sebrae Paraíba.
Durante o evento, que começou na quinta-feira, 8, estão sendo expostos vários empreendimentos e produtos rurais que fazem parte da Rota como castanhas saborizadas, doces, produtos oriundos da farinha de mandioca e objetos que remetem à Santa Dulce. De acordo com Ellen Carvalho, foi montado um estande comercializando produtos e passando informações turísticas sobre a Rota. Ela também está participando de rodadas de negócios e fazendo visitas técnicas.
Desde 2020, a primeira Rota de Turismo Rural Sergipana, participa do RuralTur; e no passado, Elen fez uma palestra sobre o tema.
Além da exposição, a programação da 18ª RuralTur também faz rodadas de negócios, visitas técnicas e apresentações culturais, de modo a gerar novos conhecimentos e novas oportunidades de negócios.
Durante o evento também estão ocorrendo o Seminário de Turismo Rural e o Encontro dos Fóruns de Turismo do Brasil. A estrutura conta com 80 estandes, cujas vendas tiveram início no último dia primeiro de julho, para as empresas e instituições interessadas em expor seus produtos e serviços durante a realização da feira.