O governador Belivaldo Chagas anunciou agora à tarde, 30, que os salões de beleza e barbearias poderão reabrir a partir da quinta-feira, 2 de julho, mas funcionarão em dias alternados: às terças, quintas e sábados, em horário normal, atendendo apenas 50% da capacidade. Mas, por enquanto, as igrejas e templos religiosos continuarão fechados em Aracaju e região metropolitana, devido ao alto índice de pessoas contaminadas com a covid-19 e de mortos. E não há nenhuma previsão para reabertura de templos e igrejas.
“A região metropolitana reúne 42% da população sergipana, apresenta 71% dos casos confirmados e 60% das mortes”, destacou o governador. “Com esses dados, não tenho como flexibilizar em relação aos templos religiosos”, acrescentou, observando que alguns templos possuem capacidade para receber até duas mil pessoas, daí a diferenciação em relação aos salões e barbearias.
Ao rebater as críticas que vem recebendo de que o governo não tinha um plano, Belivaldo disse que alguns Estados e cidades que flexibilizaram as medidas de isolamento tiveram que recuar. “Eu não gostaria de fazer recuo. Mas nunca sabemos nessa pandemia o que está certo ou errado. Por isso, a retomada gradual com todo o cuidado do mundo”, ressaltou.
Na próxima semana, Belivaldo terá duas reuniões. No dia 13, com o Comitê Gestor de Emergência (CGE) e no dia 14, com o Comitê de Retomada Econômica (Cogere).