Nesta sexta-feira, 05, o município de Santana do São Francisco será a primeira parada da turnê que o Grupo Imbuaça fará pelo interior sergipano através do Circuito Sergipe de Teatro de Rua, realizado graças ao Programa Funarte de apoio a Ações Continuadas – 2023, para Grupos e Coletivos Artísticos. A população santanense poderá assistir, às 16 horas, no Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, o espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel”.
A peça teatral do Grupo Imbuaça é uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado por Carlos Drummond de Andrade o príncipe da poesia popular. Os folhetos de cordel de Leandro de Barros influenciaram a obra do escritor Ariano Suassuna.
A direção do espetáculo é de José Rosa, com dramaturgia assinada por Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira, em colaboração com a pesquisadora Eliene Benício. Já a direção musical e a preparação vocal são de Humberto Barreto, com canções compostas pelo músico Jão Luiz. No elenco, o público poderá conferir a interpretação dos atores Amadeu Pereira, Iradilson Bispo, Humberto Barretto, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Rosi Moura e Talita Calixto.
A cenografia, coreografia e designer é criação de Iradilson Bispo. Já os figurinos, adereços e maquiagem são de José Rosa, e o patchwork de Dona Neres. A cenotécnica, contrarregragem e documentação visual ficam sob a responsabilidade de Fillipe Gomes. O técnico de som é Fabio Eduardo. A produção é do Imbuaça Produções Artísticas, com produção executiva de Lindolfo Amaral e Mercinha Barreto, e a produção local é de Gabi Arruda.
No dia 06 de abril, o Imbuaça também apresentará o espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel” nos municípios de Japoatã, às 10 horas, e de Brejo Grande, às 20 horas. No domingo, dia 07 de abril, às 16 horas, será a vez da cidade de Ilha das Flores receber a peça teatral.
O Circuito Sergipe de Teatro de Rua, do Grupo Imbuaça, é fomentado pelo Programa Funarte de apoio a Ações Continuadas – 2023 e pelo Ministério da Cultura.